ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Dourados: agricultores protestam contra quilombola

Redação | 14/11/2009 09:24

Pelo menos 20 agricultores realizam manifestação na manhã deste sábado na Praça Antonio João, em Dourados, para protestar contra a possível demarcação de 3.746 hectares do distrito de Picadinha como área quilombola. Os produtores rurais questionam a desapropriação e acusam o governo federal de "injustiça" com os moradores do distrito, que possuem terras no local há meio século.

Usando a camiseta da campanha em defesa das terras, os manifestantes estão distribuindo adesivos e panfletos e coletando assinaturas em um abaixo-assinado que será encaminhado à Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Em julho deste ano, técnicos do Incra elaboraram um relatório de identificação e delimitação da área, reivindicada por 15 famílias de descendentes de escravos. Moradores do distrito tentaram impedir o levantamento e chegaram a expulsar os técnicos que só voltaram ao local sob escolta da Polícia Federal. O relatório foi concluído e enviado a Brasília. As terras reivindicadas pelos remanescentes de quilombos pertencem a 56 produtores rurais.

As 15 famílias descendentes de escravos que atualmente ocupam em uma área de 40 hectares argumentam que as terras pertenceriam à fazenda Cabeceira de São Domingos, de propriedade do ex-escravo Desidério Felipe de Oliveira.

Os agricultores contestam a existência de área quilombola e afirmam que Desidério Felipe de Oliveira, estabelecido em Picadinha em 1923 vindo de Minas Gerais, nunca foi escravo. Também de acordo com os produtores do local, Desidério comprou terras em Picadinha e depois vendeu a maior parte.

A área de Picadinha não foi incluída nos 30 decretos de regularização de terras quilombolas que serão assinados no dia 20 (Dia da Consciência Negra) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as 30 áreas que serão regularizadas, quatro ficam em Mato Grosso do Sul - Furnas da Boa Sorte, Furnas do Dionísio, Colônia de São Miguel e Chácara Buriti.

Nos siga no Google Notícias