ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Doutoranda estuda uso de moscas varejeiras na investigação de crimes

Viviane Oliveira | 12/07/2015 09:23
As pesquisas são realizadas no laboratório da UEMS. (Foto: Divulgação)
As pesquisas são realizadas no laboratório da UEMS. (Foto: Divulgação)

Uma mosca varejeira pode auxiliar a polícia a desvendar crimes? A resposta vem de um grupo de pesquisa que desenvolve trabalho na área de Entomologia Forense. Doutoranda da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) analisa insetos e demais animais em processos criminais. O estudo promete afirmar com mais precisão o tempo de morte de um cadáver encontrado em decomposição há mais de cinco dias.

De acordo com a pesquisadora Michele Castro de Paula, a Entomologia Forense já é usada fora do Brasil para desvendar crimes e o tempo de morte através da impressão digital dos insetos que ajudam a decompor os corpos. “Amostras das larvas do inseto encontradas no corpo serão recolhidas. O ciclo de vida da mosca vai ajudar a saber com mais exatidão o tempo entre a morte de uma pessoa e a descoberta do corpo, chamado de intervalo pós-morte”, explica.

As moscas varejeiras são as primeiras a colonizar um corpo após a morte. Além delas, vem os besouros, formigas e baratas. “Porém, as mais importantes para entomologia forense são as moscas”, destaca a doutoranda.

Há cerca de um mês a universidade fez parceria com a Polícia Cientifica de Dourados para que o estudo seja colocado em pratica, mas por enquanto ainda não teve nenhum caso de cadáver encontrado há mais de cinco dias de decomposição.

Formada em Biologia, Michele conta que a intenção é criar um banco de dados para que sejam comparadas as amostras. “Quando o corpo está em estágio avançado fica mais difícil estimar com precisão o tempo de morte e é ai que entra o trabalho com os insetos”, pontua.

Além do tempo de morte, também é possível identificar através das moscas a indicação sobre o local de um assassinato, como por exemplo, se a pessoa foi assassinada onde o corpo foi encontrado ou se apenas foi deixada ali.

A pesquisa é desenvolvida pelos alunos da UFGD no Labeco (Laboratório de Ecologia Comportamental) da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Dourados.

Nos siga no Google Notícias