ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Doze caminhões de minério são retidos no posto da PRF

Redação | 20/02/2010 10:00

Doze caminhões que transportam carga de minério estão retidos neste momento no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Terenos, município que fica a 30 quilômetros de Campo Grande, por transporte irregular da carga.

Eles foram flagrados durante fiscalização da Polícia, trazendo minério da região de Corumbá em carrocerias normais, do tipo graneleira contrariando a legislação.

Isso porque segundo a resolução 293/2008 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que dispõe sobre a segurança para a circulação de veículos que carregam produtos siderúrgicos, o transporte de minério deve ser feito obrigatoriamente em caçambas metálicas.

A medida foi publicada em setembro de 2008, para entrar em vigor depois de seis meses. Apesar de estar valendo desde março do ano passado, a maior parte dos motoristas alega desconhecer a lei.

Pela determinação, a carga deveria ficar retida até que os motoristas se adequassem, fazendo seu transbordo para veículos apropriados.

Entretanto, a PRF explica que não há condições técnicas de que isso seja feito no local até por falta de espaço, pois a carga média de cada caminhão é de 30 toneladas.

Por este motivo, os motoristas estão apenas sendo notificados, recebendo multa de 80 Ufirs pela infração média, que é aplicada ao dono do veículo, e liberados para se adequarem no transporte da carga.

Nos siga no Google Notícias