ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Duarte vai ao MPE e protocola representação contra Águas

Redação | 06/05/2009 19:51

No início desta quarta-feira, o deputado estadual Paulo Duarte (PT) protocolou representação contra a empresa Águas Guariroba no MPE (Ministério Público Estadual). O deputado quer que o órgão investigue a qualidade da água consumida em Campo Grande.

A pedido de Duarte, o laboratório Spetrum Labor Análises Químicas e Microbiológicas coletou água tratada de uma pequena amostragem de cinco residências da Capital e realizou análises físico-químicas e bacteriológicas do material colhido. Os boletins de análises fornecidos pelo químico responsável mostram que, das cinco amostras colhidas, três delas estavam em desconformidade com os parâmetros de portabilidade previstos na Portaria 518 do Ministério da Saúde, pela presença de coliformes, acidez (pH) excessiva ou pela insuficiência de cloro residual.

Segundo o petista, a representação serve para que o MPE apure as denúncias e com isso esclareça a população sobre a qualidade de água ofertada pela concessionária. O parlamentar ainda esclarece que a empresa deveria deixar de usar tubos de amianto na rede de distribuição, pelo fato de ser prejudicial à saúde.

O documento foi encaminhado ao promotor de Justiça, Alexandre Lima Raslan, titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital.

A primeira ação popular contra a Águas, movida pelo deputado, questiona a cobrança abusiva por rompimento de lacres de hidrômetros. Ele pediu a suspensão da cobrança das multas e a devolução em dobro do valor já cobrado.

E o pedido de ação foi acatado pelo juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Dorival Moreira dos Santos, que no dia 22 de abril, concedeu liminar proibindo a empresa de multar consumidores sob a alegação de rompimento do lacre do hidrômetro.

Esta é a segunda representação feita por Duarte à Águas.

Nos siga no Google Notícias