ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Duas equipes da PF investigam desaparecimento de índios

Redação | 04/11/2009 09:20

Oito agentes da Polícia Federal divididos em duas equipes, comandadas por um delegado da delegacia da PF em Naviraí, investigam o desaparecimento dos professores índios Genivaldo Vera e Rolindo Vera, em Paranhos, município a 470 km ao sul de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.

Segundo Bernardo Vera, pai de Genivaldo e tio de Rolindo, os dois desapareceram sábado à tarde após confronto com seguranças da fazenda São Luiz, a 50 km da aldeia Pirajuí. A área tinha sido invadida por grupo de 20 índios na quinta-feira. No sábado os seguranças expulsaram os índios da fazenda. Os dois professores não voltaram para a aldeia.

Os agentes federais foram ontem à fazenda São Luiz, mas não encontraram pistas dos professores. A PF não admite que eles tenham desaparecido e informa apenas que o caso está sendo investigado. O atendente da delegacia em Naviraí informou nesta quarta-feira que ainda não há informações sobre a investigação.

Uma moradora da aldeia Pirajuí, identificada como Ana, disse por telefone ao Campo Grande News que os professores ainda não foram encontrados. "Estamos desesperados. Não sabemos o que aconteceu com nossos patrícios", afirmou.

Bernardo Vera, o filho Genivaldo, o sobrinho Rolindo e outros índios ocuparam a fazenda São Luiz na quinta-feira. Bernardo afirma que no local existia o "tekoha" (morada) de seus pais e avós. Paranhos é um dos 26 municípios incluídos nas portarias da Funai para estudos antropológicos visando a ampliação das áreas indígenas.

Nos siga no Google Notícias