ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Duas fazendas foram invadidas por índios em Sidrolândia

Redação | 18/10/2009 18:12

Duas fazendas foram invadidas neste fim de semana em Sidrolândia (68 km de Campo Grande), cerca de 200 índios participaram das ações.

Na tarde de ontem, índios das aldeia Córrego do Meio e Buriti, de etnia Terena, bloquearam a MS-060, que dá acesso a Dois Irmãos do Buriti (105 km de Campo Grande). Fazendeiros afirmaram que os indígenas começaram a abater gado de propriedades da região e acionaram policiais da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) e da Polícia Federal.

Boletim de Ocorrência chegou a ser feito pela proprietária da Fazenda Querência São José por conta da invasão. Segundo a denúncia, os índios invadiram a propriedade rural, exigiram que dois capatazes saíssem da fazenda e abateram animais.

Os índios reivindicam posse de terras. Em Mato Grosso do Sul, o clima entre ruralistas e índios é de conflito por conta do confinamento de povos indígenas, principalmente na região Sul do Estado, aliado aos estudos antropológicos iniciados pela Funai (Fundação Nacional do Índio) para a demarcação de terras.

Nos siga no Google Notícias