ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Efeitos anti-inflamatórios e analgésicos são testados em planta do cerrado de MS

João Humberto | 23/07/2016 21:27
Os efeitos fármacos do extrato do Piper amalago são testados em pesquisa da UFGD (Foto: Divulgação/Fundect)
Os efeitos fármacos do extrato do Piper amalago são testados em pesquisa da UFGD (Foto: Divulgação/Fundect)

Projeto de Doutorado da acadêmica do PPGBB (Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Jucicléia da Silva Arrigo, vem estudando os efeitos fármacos do extrato do Piper amalago, espécie de planta muito comum no cerrado.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Candida Aparecida Leite Kassuya, o extrato da planta é obtido após coleta em parceria com o pesquisador doutor Jonas da Silva Mota da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e com este material são realizados testes em ratos e camundongos para verificar a eficácia da planta.

“Até o momento, tivemos bons resultados quanto aos efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e anti-artríticos. Esta planta tem uso popular há vários anos, por isso a necessidade de um estudo sobre sua real eficácia. Atualmente estamos em uma fase pré clinica do projeto, após isso faremos os testes de toxicidade para quem sabe, num futuro, transformar o extrato do Piper amalago em um medicamento que atenda à população”, conclui a coordenadora do projeto.

A pesquisa conta com o apoio do governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

(Com informações da Fundect)

Nos siga no Google Notícias