ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Eleição do Crea gera troca de ações judiciais

Redação | 30/05/2008 16:00

A disputa pela presidência do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Mato Grosso do Sul), cujo orçamento anual é de R$ 10 milhões, já gerou troca de ações judiciais entre dois candidatos: Jean Saliba e Jary de Carvalho. Desta vez, Carvalho formalizou mandado de segurança para impugnar a candidatura do concorrente Saliba.

De acordo com o advogado Wilson Loubet, Jean Saliba não apresentou a certidão negativa exigida pela Comissão Eleitoral. Loubet afirma que o documento não foi apresentado porque Saliba teve as contas reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) na época em que foi presidente do Crea.

O candidato Jean Saliba afirma não ter tomado conhecimento do mandado de segurança e garante que o regulamento eleitoral veda qualquer tipo de inscrição sem a certidão. Ele ressalta ainda que não teve as contas reprovadas e que o Crea, como uma autarquia federal, está sujeito à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na semana passada, a assessoria jurídica de Jean Saliba impetrou também pedido de impugnação contra a candidatura de Carvalho, alegando abuso de poder econômico e político do concorrente.

Todos os mandados de segurança, formalizados por Saliba, foram julgados improcedentes, segundo Wilson Loubet. Ele revela que irá recorrer da decisão.

A eleição no Crea será no próximo dia 4 de junho e conta com quatro candidatos: Cláudio Anache, Jari de Carvalho, Jean Saliba, e o engenheiro agrônomo Antônio Amaral.

A entidade representa 11,8 mil profissionais. O eleito terá um mandado de três anos.

O pleito deste ano traz uma novidade: a definição da seção eleitoral. Não será permitido o voto em trânsito, portanto cada profissional deverá votar na urna alocada na inspetoria ou escritório do Crea-MS de sua região.

Serão 15 localidades com urnas, que abrangerão todas as cidades do Estado.

Nos siga no Google Notícias