ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em ação sobre saúde do homem, Nelsinho destaca prevenção do câncer de próstata

Ex-prefeito tem viajado interior levando informações sobre exames

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 22/11/2016 11:51
Nelsinho Trad (PTB), ex-prefeito de Campo Grande. (Foto: Marina Pacheco)
Nelsinho Trad (PTB), ex-prefeito de Campo Grande. (Foto: Marina Pacheco)

Coordenando a campanha de saúde prostática preventiva do Novembro Azul, do governo de Mato Grosso do Sul, o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PTB), ressalta a importância da prevenção do câncer de próstata em visitas nas cidades do interior do Estado e em Campo Grande.

Médico concursado do governo, Nelsinho faz parte do quadro de médicos do setor de urologia na secretaria de Saúde. A intenção da campanha é fazer com que os homens, público alvo da ação, façam o exame de próstata, para evitar a doença ou diagnosticá-la em seu início, aumentando as possibilidades de cura.

Na segunda-feira (21), a campanha visitou as cidades de Nova Alvorada e Rio Brilhante. Hoje ainda vai para Bodoquena e na quarta-feira (23) passará por Nioaque, Fátima do Sul, Camapuã, Dourados, disse Nelsinho. Até o fim do mês, a campanha vai para Rio Verde e encerrará em Campo Grande, onde serão realizados três dias de ação.

Nos órgãos públicos e demais locais, estão sendo entregues panfletos explicativos sobra a prevenção, exame e outros detalhes do câncer. “Estamos passando em vários locais para passar as mensagens para quebrar este preconceito e despertar no público alvo a importância do exame”, explicou.

Ele acrescenta que, hoje, os homens sabem muito mais sobre a doença e até mesmo a campanha, mas ainda falta atitude do público para fazer o exame. “Muitos ainda deixam de fazer”. Somente neste ano, 15 cidades já foram visitadas e a intenção é que, no ano que vem, mais cidades sejam alcançadas.

Secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares. (Foto: Marina Pacheco)
Secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares. (Foto: Marina Pacheco)

Novembro azul – Este ano, a campanha busca a conscientização da população e dos servidores, em relação à necessidade de os homens fazerem o exame, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares.

Para 2017, a intenção é ampliar, centrando foco na interação com as secretarias municipais de Saúde em MS. “Buscar uma ação intensiva com as pastas, para que aumente as ofertas de serviços nestas áreas”, explicou.

A intenção é aumentar exames e consultas, tanto as mamografias e preventivos para as mulheres, quanto os procedimentos de detecção do câncer de próstata. “Este contato vai ser direto, porque entendemos que uma precisa conscientizar, mas, também aumentar a oferta de serviço”. O balanço final das ações do Novembro Azul será divulgado no fim do mês.

Tavares voltou a falar da próxima etapa da Caravana da Saúde, que compreenderá 2017 e 2018. Desta vez, o governo vai aumentar as especialidades abrangidas pelo programa. O projeto da próxima edição está em fase final, restando apenas a questão financeira e outros detalhes.

Nos siga no Google Notícias