A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

22/11/2016 11:51

Em ação sobre saúde do homem, Nelsinho destaca prevenção do câncer de próstata

Ex-prefeito tem viajado interior levando informações sobre exames

Mayara Bueno e Leonardo Rocha
Nelsinho Trad (PTB), ex-prefeito de Campo Grande. (Foto: Marina Pacheco)Nelsinho Trad (PTB), ex-prefeito de Campo Grande. (Foto: Marina Pacheco)

Coordenando a campanha de saúde prostática preventiva do Novembro Azul, do governo de Mato Grosso do Sul, o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PTB), ressalta a importância da prevenção do câncer de próstata em visitas nas cidades do interior do Estado e em Campo Grande.

Veja Mais
Piadinhas de mau gosto atrapalham campanha do Novembro Azul
Novembro Azul: saiba quais doenças mais afetam a saúde do homem

Médico concursado do governo, Nelsinho faz parte do quadro de médicos do setor de urologia na secretaria de Saúde. A intenção da campanha é fazer com que os homens, público alvo da ação, façam o exame de próstata, para evitar a doença ou diagnosticá-la em seu início, aumentando as possibilidades de cura.

Na segunda-feira (21), a campanha visitou as cidades de Nova Alvorada e Rio Brilhante. Hoje ainda vai para Bodoquena e na quarta-feira (23) passará por Nioaque, Fátima do Sul, Camapuã, Dourados, disse Nelsinho. Até o fim do mês, a campanha vai para Rio Verde e encerrará em Campo Grande, onde serão realizados três dias de ação.

Nos órgãos públicos e demais locais, estão sendo entregues panfletos explicativos sobra a prevenção, exame e outros detalhes do câncer. “Estamos passando em vários locais para passar as mensagens para quebrar este preconceito e despertar no público alvo a importância do exame”, explicou.

Ele acrescenta que, hoje, os homens sabem muito mais sobre a doença e até mesmo a campanha, mas ainda falta atitude do público para fazer o exame. “Muitos ainda deixam de fazer”. Somente neste ano, 15 cidades já foram visitadas e a intenção é que, no ano que vem, mais cidades sejam alcançadas.

Secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares. (Foto: Marina Pacheco)Secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares. (Foto: Marina Pacheco)

Novembro azul – Este ano, a campanha busca a conscientização da população e dos servidores, em relação à necessidade de os homens fazerem o exame, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares.

Para 2017, a intenção é ampliar, centrando foco na interação com as secretarias municipais de Saúde em MS. “Buscar uma ação intensiva com as pastas, para que aumente as ofertas de serviços nestas áreas”, explicou.

A intenção é aumentar exames e consultas, tanto as mamografias e preventivos para as mulheres, quanto os procedimentos de detecção do câncer de próstata. “Este contato vai ser direto, porque entendemos que uma precisa conscientizar, mas, também aumentar a oferta de serviço”. O balanço final das ações do Novembro Azul será divulgado no fim do mês.

Tavares voltou a falar da próxima etapa da Caravana da Saúde, que compreenderá 2017 e 2018. Desta vez, o governo vai aumentar as especialidades abrangidas pelo programa. O projeto da próxima edição está em fase final, restando apenas a questão financeira e outros detalhes.

Piadinhas de mau gosto atrapalham campanha do Novembro Azul
A campanha de prevenção ao câncer de próstata tem como maiores obstáculos o preconceito e o machismo....
Novembro Azul: saiba quais doenças mais afetam a saúde do homem
A partir de hoje (1º), a campanha Novembro Azul passa a ser um movimento permanente e que contempla a saúde integral do homem. A proposta do Institu...
Novembro Azul: pacientes com câncer devem lutar pelos seus direitos
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres de todo o mundo, respondendo po...
Advogados no MS serão atendidos em caravana da OAB a partir de quarta
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) promove na próxima semana em Mato Grosso do Sul a Caravana Nacional das Prerrogativas, ação que tem como objeti...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions