ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em avião, equipes seguem para Jardim onde 3° corpo será exumado

Aliny Mary Dias e Francisco Júnior | 11/08/2014 07:47
Equipe embarcou no hangar do Governo do Estado e viagem vai durar 40 minutos (Foto: Marcos Ermínio)
Equipe embarcou no hangar do Governo do Estado e viagem vai durar 40 minutos (Foto: Marcos Ermínio)

Equipes da Polícia Civil e uma médica da comissão de óbitos da Santa Casa embarcaram por volta das 7h30 desta segunda-feira (11) com destino a Jardim, distante 233 quilômetros da Capital, onde o corpo da terceira mulher morta após sessões de quimioterapia será exumado. O grupo seguiu em um avião da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e a viagem deve durar 40 minutos.

Seguem no avião a delegada que coordena as investigações, Ana Cláudia Medina, o perito Amilcar da Serra, o médico legista do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), Carlos Ivan, e a médica Priscila Alexandrino. Policiais do 1ª delegacia de polícia da Capital saíram mais cedo, por terra, para Jardim e policiais da cidade também devem auxiliar nos trabalhos.

A exumação do corpo de Norotilde Araújo Greco, 72, que faleceu no dia 11 do mês passado, vai ocorrer no dia em que o enterro completa um mês. As equipes da perícia acreditam, no entanto, que as condições do corpo podem ser favoráveis aos exames.

Ao Campo Grande News, a delegada Ana Cláudia Medina disse que o objetivo das três exumações é descobrir a causa da morte das mulheres. “Eu vou tentar de tudo, quero saber o máximo possível e o que aconteceu com essas mulheres”, diz.

Primeiras exumações ocorreram na última sexta-feira (Foto: Marcelo Victor)
Primeiras exumações ocorreram na última sexta-feira (Foto: Marcelo Victor)

O perito Amilcar da Serra explica que a princípio a técnica usada para atestar a causa da morte das mulheres só existe fora do país, mas o uso de ferramentas internacionais ainda está sendo estudado. As avaliações preliminares dos dois corpos exumados na sexta-feira (8) deixaram as equipes otimistas.

Ainda conforme a delegada, depois que os casos ganharam repercussão, famílias de outras pessoas mortas durante tratamento do câncer procuraram a delegacia, mas os óbitos ocorreram antes da aplicação do medicamento cinco fluoracil (5-FU).

Investigação – Na manhã da sexta, a equipe comandou a exumação do corpo de Carmem Isfran Bernard, 48, que morreu no dia 10 de julho deste ano. Ela está sepultada no Memorial Park.

Por volta das 15 horas, houve a exumação do corpo de Maria Glória Guimarães, 61 anos, que também morreu após ser submetida a quimioterapia no mês passado no Centro de Hematologia e Oncologia de Mato Grosso do Sul, que prestava serviço à Santa Casa. A equipe fez a retirada do corpo no Cemitério Cruzeiro.

O trabalho da comissão dever ser concluído até o dia 16 deste mês, quando o relatório final será encaminhado à administração do hospital e à Polícia.

Nos siga no Google Notícias