ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em Brasília, André não consegue evitar estudos da Funai

Redação | 23/06/2009 17:10

Em reunião na tarde de hoje com o governador André Puccinelli, no Ministério da Justiça, o grupo criado para negociar a polêmica demarcação de terras em Mato Grosso do Sul garantiu que os estudos antropológicos são irreversíveis e vão começar em agosto.

Para tranqüilizar os produtores rurais, o governo federal assegurou que os fazendeiros, com propriedades desapropriadas no futuro, vão receber pela terra nua. Várias alternativas estão em análise, entre elas a doação de áreas da União para os produtores.

Antes do trabalho começar, o Ministério da Justiça se comprometeu em ouvir produtores em reunião a ser agendada para julho e também representantes dos índios, informa o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay.

O grupo de trabalho é formado por assessores dos ministérios da Justiça e das Relações Institucionais, da bancada sul-mato-grossense e do MPF (Ministério Público Federal).

Membros do MPF deixaram claro que não é possível protelar mais os estudos e defenderam que o atraso aumenta a instabilidade no campo.

Depois da primeira reunião com o ministro Tarso Genro, em maio, o governador foi categórico ao pedir a suspensão do processo.

Além do governador, o deputado Waldemir Moka também participou do debate nesta tarde, em Brasília, mas disse que não comentaria o teor das discussões "porque ficou combinado" que apenas Puccinelli falaria.

Segundo Abramovay, as reuniões sobre o assunto têm como maior objetivo desmistificar a demarcação, principalmente, sobre a abrangência. "Ainda não se sabe qual é o território a ser demarcado, mas com certeza é muito menos do que o falado."

O representante do Ministério da Justiça lembra que qualquer número dito agora é especulação, ou uma forma de desviar o debate. "O estudo será justamente para identificar o montante", diz.

"O governo federal assumiu o compromisso de encontrar maneiras de compensar os

fazendeiros", declarou Abramovay sobre a justificativa dos produtores rurais para tentativa de barrar o processo no Estado.

Como áreas desapropriadas para ampliação de aldeias são consideradas da União, não é possível pagar por elas, "mas o governo pode fazer doações de outras terras aos proprietários atingidos", explica.

Outra forma de ressarcimento seria o modelo adotado no Rio Grande do Sul, que criou o Funterra, fundo para pagar pelas desapropriações a acabar com o impasse entre índios e fazendeiros.

Segundo Abramovay, durante as conversas com o governo sul-mato-grossense, o que o Ministério tenta deixar claro é que os estudos antropológicos e as demarcações são a única forma de acabar com a tensão no sul do Estado.

Outra proposta é a emenda constitucional que possibilita a indenização pela terra nua, além das benfeitorias, o que ainda não foi rejeitado.

Nos siga no Google Notícias