ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em decisão unânime, STF nega liberdade ao ex-major Carvalho

Paulo Fernandes | 08/11/2011 23:51

Por unanimidade, a 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) negou Habeas Corpus para o ex-major da Polícia Militar Sérgio Roberto de Carvalho - acusado de envolvimento com jogos de azar em Mato Grosso do Sul.

Ele pedia a extensão da ordem de liberdade concedida pela 2ª Turma Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça) a um corréu preso na mesma investigação.

Relator do caso, o ministro Marco Aurélio entendeu que as situações jurídicas dos dois acusados são distintas. O corréu beneficiado com o HC no Tribunal de Justiça foi tido como um dos participantes nos crimes, enquanto o ex-Major Carvalho é apontado como o líder da quadrilha.

Contra Carvalho consta inclusive uma decisão condenatória a 15 anos de reclusão por tráfico internacional de drogas.

Ele ficou em liberdade condicional de 2005 a 2009, quando teve decretada custódia preventiva com outros 19 acusados, entre civis e militares - todos acusados de envolvimento na exploração de jogos de azar.

Depois que um dos corréus obteve liberdade no TJ, a defesa do ex-major recorreu à corte estadual, sem sucesso, e depois ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O STJ negou o pedido da defesa apontando a periculosidade do réu. No entendimento dos ministros, se fosse solto o ex-major poderia voltar a cometer crimes.

A defesa, então, recorreu ao STF. O ministro Marco Aurélio negou o pedido de liminar e levou o caso para julgamento pela 1ª Turma.

Nos siga no Google Notícias