ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Em "desfile" com 166 viaturas, secretário diz que o foco é inteligência

Leonardo Rocha e Renan Nucci | 01/12/2014 10:13
Sejusp apresentou e fez carreata com as 166 novas viaturas, para 45 municípios do Estado (Foto: Marcelo Calazans)
Sejusp apresentou e fez carreata com as 166 novas viaturas, para 45 municípios do Estado (Foto: Marcelo Calazans)
Secretário Wantuir Jacini ressaltou que os investimentos no serviço de inteligência, trazem mais benefícios para coibir os crimes (Foto: Marcelo Calazans)
Secretário Wantuir Jacini ressaltou que os investimentos no serviço de inteligência, trazem mais benefícios para coibir os crimes (Foto: Marcelo Calazans)

O secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, apresentou e fez uma carreata hoje (01), com as 166 novas viaturas, que serão destinadas a 45 municípios do Estado. Ele citou que foram entregues neste dois mandatos 1.671 veículos, em um investimento de R$ 100 milhões. Para ele, além de toda estrutura, o serviço de inteligência da segurança é o que traz mais benefícios e coíbe os crimes.

"Estas viaturas serão destinadas aos municípios que estão fora da faixa de fronteira, mas algumas cidades desta área ainda foram contempladas, em função dos resquícios do Enafron ( Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras)", explicou o secretário.

Ele explicou que estes novos veículos irão substituir viaturas que não estavam mais em condições, assim como somar com a atual estrutura. Jacini ponderou que a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) já tem um plano estratégico até 2022, que deve ser apenas atualizado anualmente.

"Vamos continuar os investimentos em segurança, assim como na inteligência policial, nos últimos anos temos investido nesta área bem mais que na ostensividade". O secretário destacou que apesar dos recursos para ostensividade serem ainda maior, em termos percentuais, existe este foco no serviço de inteligência.

"Este (inteligência) é o melhor caminho, as ações ostensivas são importantes, mas com estas estratégias podemos coibir melhor os crimes". Ele explicou que é impossível manter a corporação repleta de policiais nas ruas. "O financiamento seria inviável, além do crescimento da população, não temos como aumentar o efetivo na mesma proporção".

Estas 166 novas viaturas são veículos utilitários, caminhonetes, motos e furgões que foram adquiridos através do programa MS Forte 2 Segurança, do Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira) desenvolvido pelo Ministério da Justiça, através da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e de convênios, entre eles com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Das 1.671 viaturas adquiridas, durante estes dois mandatos do governador André Puccinelli (PMDB), foram 1.287 carros e 384 motos, sendo que R$ 60,2 milhões foram com recursos próprios do governo estadual e o restante através de parcerias com o Governo Federal, por meio da Senasp e Ministério da Justiça.

Nos siga no Google Notícias