ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Em "dia tranquilo", PMs reduzem efetivo em ato por reajuste salarial

Em Campo Grande, policiais militares e bombeiros se reúnem na praça Ari Coelho em protesto por melhorias

Alberto Dias e Guilherme Henri | 24/05/2016 09:38
Na Capital, efetivo parado se concentra na praça Ari Coelho. (Foto: Fernando Antunes)
Na Capital, efetivo parado se concentra na praça Ari Coelho. (Foto: Fernando Antunes)

Cerca de 200 policiais militares e bombeiros estão reunidos na Praça Ari Coelho, onde deflagraram o que chamam de "dia de alerta", com a paralisação de parte do efetivo em todo o Estado. Desde às 8 horas, cada unidade da PM em Mato Grosso do Sul conta com apenas uma viatura, prejudicando a emissão de boletins de ocorrência e o atendimento aos acidentes de trânsito.

Conforme o presidente da AOFMS (Associação dos Oficiais Militares Estaduais de MS), coronel Alírio Villasanti, os oficiais devem permanecer na praça ao longo do dia, e às 16 horas uma nova assembleia no local vai definir se a paralisação continua ou não. O oficial ressalta que escolheram fazer este movimento na terça-feira por ser um dia mais "tranquilo" e com menos ocorrências. "Ao logo do dia, esperamos uma posição do governo que atenda às categorias", disse.

Ainda segundo o oficial, o efetivo na praça não está faltando o trabalho, pois são apenas aqueles que estão de folga, porém, nas unidades apenas os serviços essenciais estão mantidos, como por exemplo, a ronda externa aos presídios. Já o representante do Corpo de Bombeiros, Nilton Freitas, explicou que o número de viaturas dos bombeiros já é bastante reduzido e por isso o dia de alerta não deve alterar muito os atendimentos. Segundo ele, na Capital rodam três viaturas de operação e resgate, sendo que o ideal seria de oito a dez. Já no interior, a média é uma viatura por cidade.

Viaturas - Em Campo Grande, a Polícia Militar trabalha normalmente com 30 viaturas de quatro rodas por período, numero que será reduzido para sete - uma para cada microrregião da cidade (Centro, Bandeira, Segredo, Prosa, Anhanduí, Imbirussú e Rochedinho). Já o total de motocicletas nas ruas cairá de 50 para 10, segundo informou o coronel Villasanti. No interior, cada cidade terá apenas uma viatura por unidade. O mesmo vale para o Corpo de Bombeiros.

Para o oficial, novos investimentos são urgentes e imprescindíveis para atender a todas as ocorrências, o que não acontece atualmente, principalmente nos fins de semana, quando a criminalidade é maior. Quanto às viaturas, em Campo Grande a mair parte "não poderia estar rodando, com exceção de 10 Chevrolet S-10 alugadas", aponta o tenente da PM, Thiago Mônaco, que é presidente da ABSSMS (Associação Beneficente dos subtenentes, sargentos e oficiais da PM e Bombeiros).

Reinvindicações - Além de pedirem a reposição inflacionária nos salários, as categorias reclamam do sucateamento dos quartéis e viaturas, falta de coletes à prova de balas, ausência de investimentos em tecnologia e más condições de trabalho. "Historicamente, a segurança pública nunca foi prioridade e infelizmente não conseguimos avançar nas negociações com o governo", acrescentou Villasanti, que aguarda reposição que não ocorre desde dezembro de 2014 e que soma 16%.


Representantes das associações de classe da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que organizam o movimento criticam o abono de R$ 200 concedido aos servidores estaduais, alegando que "abono não é aumento, tampouco reposição inflacionária". Além disso, "não é incorporado ao salário e pode ser retirado a qualquer momento", reclama o representante dos cabos e soldados da PM, Rafael Ribeiro. "Diferente do que o Governo aponta, a maioria não aceita este abono", esclareceu.

O outro lado - Nesta segunda-feira (23), o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, explicou ao Campo Grande News que o abono está garantido até abril de 2017 e já preparam o anúncio de novos investimentos, porém, isso é feito paralelamente às negociações salariais. "São problemas antigos, anteriores a este governo, que não se resolvem em um mês", ponderou.

Para ele, a questão envolve "três sindicatos que não confiam no trabalho do Governo". Conversei com 48 sindicatos e associações que representam 40 mil servidores, dos quais 38 mil já aceitaram, com exceção dos subtenentes e sargentos da PM", explicou o secretário. "É um direito do servidor fazer greve. Se não estão contentes podemos voltar à estaca zero e reiniciar as negociações", finalizou.

Nos siga no Google Notícias