ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Em domingo quente, MS tem calor de 43ºC e umidade de 12%

Viviane Oliveira | 14/09/2014 17:36
Hoje, a temperatura máxima ficou na casa dos 37ºC em Campo Grande. (Foto: Marcelo Calazans)
Hoje, a temperatura máxima ficou na casa dos 37ºC em Campo Grande. (Foto: Marcelo Calazans)

O domingo foi quente em Mato Grosso do Sul, com temperatura de 39ºC, mas sensação térmica de 43ºC em Coxim, Ribas do Rio Pardo e Água Clara. As duas últimas cidades registraram a menor umidade relativa do ar com 12%, o que significa estado de emergência, conforme o meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp/Anhanguera. Em Campo Grande, a máxima ficou na casa dos 37ºC. 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices de umidade relativa do ar menores que 30% caracterizam estado de atenção, entre 20% e 12% significam estado de alerta e abaixo dos 12% é considerado estado de alerta máximo.

Os principais efeitos da baixa umidade para a saúde são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. Par a diminuir os efeitos da baixa umidade, a organização recomenda a população beber bastante líquido para evitar desidratação.

Depois de tanto calor, deve chover em várias regiões do Estado entre o final de tarde e começo de noite, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A semana deve começar com tempo instável, principalmente, entre a madruga e o início da tarde de segunda-feira com o avanço de uma frente fria, com risco de rajadas de vento acima dos 50 km/h e granizo isolado.

Também há previsão de chuva forte e de curta duração. Na parte da noite, as temperaturas caem e a umidade aumenta e faz frio no Sul do Estado. Na terça-feira, a frente fria se afasta e a nebulosidade diminui, do Centro para o Sul. No Nordeste haverá nuvens com chance de chuva isolada.

A meteorologia prevê para quarta-feira sol, nuvens, calor, aumento na umidade relativa do ar, mas mesmo assim o dia deve ficar abafado e deve chover no fim do dia no Sul-sudoeste do Estado.

Na quinta-feira, com a chegada de novas áreas de instabilidade - calor associado ao aumento da umidade -, haverá pancadas de chuva fortes com trovoadas no estado, chance de granizo isolado, especialmente entre o
Centro e Sul.

Nos siga no Google Notícias