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Cidades

Em MS, 12,8 mil ainda não deram prova de vida e podem perder benefício

Edivaldo Bitencourt | 07/11/2014 16:41

Em Mato Grosso do Sul, 12.863 beneficiários tem até fim deste ano para renovar a senha e dar provas de que estão vivos para continuar recebendo do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). No País, segundo o Ministério da Previdência Social, 1,4 milhão de pessoas ainda não compareceram aos bancos para realizar o procedimento e podem ter o benefício suspenso.

No Estado, dos 352 mil beneficiários, 340 mil já realizaram a renovação da senha, segundo o órgão. Eles devem fazer a renovação durante o pagamento do mês de novembro, que acontece entre o fim deste mês e início de dezembro.

Em agosto, 19 mil pessoas não tinham atendido a convocação do INSS no Estado. Este número caiu para 12,8 mil, mas o número ainda é considerado alto pelo instituto.

O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não fizeram a renovação de senha terminará em 31 de dezembro de 2014. “ Não é necessário ir à Agência da Previdência Social. O procedimento é realizado diretamente no banco em que o segurado recebe o benefício mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros)”, orienta o INSS, por meio de nota.

Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a renovação de senha nos terminais de autoatendimento.

O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Quem não fizer a renovação da senha no tempo previsto poderá ter seu pagamento interrompido.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Os segurados que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.

Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a renovação da senha por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet.

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