ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em MS, 270 mil hectares de mata nativa viraram carvão

Redação | 05/04/2010 08:10

Cerca de 270 mil hectares de vegetação nativa de Mato Grosso do Sul, o equivalente a duas vezes o território da cidade de São Paulo, desapareceram nos últimos três anos para abastecer a produção de carvão vegetal. A extração é concentrada na região de planalto do Pantanal.

Conforme reportagem do jornal Folha de São Paulo, a estimativa foi feita pelo Ibama e levou em conta a demanda utilizada pelas indústrias no período e as informações sobre movimentação de cargas contidas nas guias do DOF (Documento de Origem Florestal).

Entre 2007 e 2009, segundo o Ibama, Mato Grosso do Sul movimentou 8,6 milhões de metros cúbicos de carvão vegetal. O auge foi em 2007: 4,5 milhões de metros cúbicos.

Para Luiz Benatti, chefe de proteção ambiental do Ibama, as indústrias carvoeira e siderúrgica são hoje duas das principais "indutoras do desmatamento" do cerrado.

O presidente do sindicato do setor metalúrgico no Estado, Irineu Milanesi, diz que considera exagerada a estimativa feita pelo Ibama e que as florestas plantadas já são realidade.

Nos siga no Google Notícias