ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em MS, Comissão promete ação para agilizar demarcações

Redação | 20/05/2010 17:21

A Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo se comprometeu hoje, durante reunião realizada esta tarde na sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a intensificar o trabalho junto ao Judiciário para acelerar a solução de conflitos à espera de julgamento.

De acordo com os membros da Comissão, serão marcadas reuniões com os presidentes do STJ (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes e do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro César Rocha. O objetivo é sensibilizar as autoridades para acelerar os julgamentos dos recursos e processos relativos às demarcações de terras indígenas.

Apesar da reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo ter sido marcada em Campo Grande antes dos conflitos do dia 11 de maio na fazenda Petrópolis, em Miranda, a retirada dos índios Terena da área ocuparam as discussões. Na ocasião foram disparadas balas de borracha e bombas de efeito moral, que resultaram em um indígena e uma criança feridos.

Segundo o Ouvidor Agrário Nacional e presidente da Comissão, desembargador Gersino José da Silva Filho, "sem dúvida, a demora nos julgamentos provoca mais conflitos".

Na reunião, o representante do Incra na Comissão, Cláudio Rodrigues Braga, chegou a perguntar para os índios terena se eles se comprometiam em não invadir mais a fazenda Petrópolis, da família Pedrossian. Os indígenas, porém, preferiram não assumir o compromisso.

De acordo com a Comissão, uma Proposta de Emenda Constitucional é apontada como fator positivo para solucionar os conflitos sobre a demarcação das terras indígenas. O projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e altera o Artigo que delimita a criação de novas áreas: muda a palavra expropriar para desapropriar.

Na prática, garante ao Incra a possibilidade de comprar terras para a demarcação de áreas para as etnias indígenas pagando também pelas benfeitorias feitas pelos produtores e proprietários.

Nos siga no Google Notícias