ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em MS, mais de mil detentos fazem o Enem nesta terça-feira

Francisco Júnior | 04/12/2012 07:41

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são aplicadas hoje e amanhã (4 e 5) nos presídios de todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul são 1058 inscritos, destes, 1022 de estabelecimentos penais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), 30 do Presídio Federal e seis de Uneis (Unidade Educacional de Internação).

Nas unidades penais administradas pela Agepen, observou-se um aumento de 83,4% no número de inscritos. Esse crescimento foi registrado também no total de internos inscritos no Estado, contabilizando um aumento de 77,8% com relação a 2011, quando houve a participação de 595 candidatos.

Na Capital, o exame será realizado no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, Centro de Triagem “Anísio Lima”, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira e na unidade semiaberta feminina, além do Presídio Federal e das Uneis Dom Bosco e Estrela do Amanhã.

As provas também serão aplicadas em unidades de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Jateí, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

A Penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados, foi a unidade que reuniu o maior número de inscrições de internos para participação no Enem Prisional 2012 no Estado, com 110 reeducandos, seguida pelo Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, com 109, pelo Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, com 105, e o Instituto Penal de Campo Grande, com 100.

O exame é composto por quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. No primeiro dia, os participantes responderão questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos. No segundo dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Matemática e suas Tecnologias; com duração de cinco horas e trinta minutos.

Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, os aprovados, além da certificação de conclusão do Ensino Médio, poderão concorrer a vagas em universidades e em programas governamentais.

Nos siga no Google Notícias