ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Em MS, Semana da Conciliação teve R$ 6,7 milhões em acordos na Justiça Estadual

Marta Ferreira | 06/12/2011 17:13

A Semana da Conciliação, realizada em todo o País de 28 de novembro a 2 de dezembro, somou, em Mato Grosso do Sul, R$ 6,7 bilhões, segundo divulgou hoje o TJ (Tribunal de Justiça).

Conforme o Tribunal, em uma semana foram atendidas 8.888 pessoas nas varas de primeiro grau e 202 envolvendo processos de segundo grau.

Os números surpreenderam o juiz Fernando Paes de Campos, segundo o TJ um defensor da disseminação da cultura conciliatória. Foram agendadas 6.900 audiências. Para o juiz, os números demonstram que a população começa a reconhecer a conciliação como uma forma idônea e eficiente para solução dos conflitos trazidos perante o Judiciário.

“Praticamente 90% das audiências agendadas foram realizadas. Este número é muito bom, porque demonstra que as pessoas, assim que intimadas, vieram ao Judiciário em busca de uma solução negociada para seu litígio. A presença maciça das partes e de seus advogados, viabilizando a realização da audiência, é uma prova do sucesso da campanha pela conciliação” afirma.

O juiz comentou que o índice de acordos realizados, cerca de 33%, ficou um pouco abaixo da média dos anos anteriores, mas é importante perceber que neste ano houve um número muito grande de audiências designadas por solicitação de uma das partes, e não apenas naqueles processos em o juiz percebeu antecipadamente haver possibilidade de conciliação.

Isso significa que, neste ano, processos mais difíceis foram submetidos aos conciliadores, e mesmo assim o índice de sucesso ficou apenas alguns pontos percentuais abaixo dos anos anteriores.

Nos siga no Google Notícias