ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Em nota, SES justifica exclusão do Estado de relatório do Ministério da Saúde

Liana Feitosa | 24/01/2016 17:35

Em nota, assessoria de imprensa da SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que a SES todos os dados coletados sobre o combate ao Aedes aegypti estão disponíveis para o Ministério da Saúde.

"A SES reforça que todos os dados coletados pelo sistema utilizado na Sala de Situação estão disponíveis ao Ministério da Saúde. Devido a alteração de relatório à pedido do Ministério, a SES/MS está readequando as informações ao modelo exigido para o envio imediato", diz a nota.

O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor de doenças graves como Dengue, chikungunya e zika vírus. Na sexta-feira (22), o Ministério da Saúde divulgou o primeiro balanço que reúne os dados do trabalho desenvolvido pelos agentes de controle de vetores, em todo o País. Os dados foram coletados em 2.548 municípios brasileiros (45% do total), de 19 unidades da federação.

Mato Grosso do Sul e outros setes estados - Amazonas, Roraima, Alagoas, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul - não enviaram as informações sobre o trabalho desenvolvido nas vistorias.

No entanto, a SES garante que os dados estão disponíveis. "A Secretaria de Estado de Saúde reitera o seu compromisso no enfrentamento e mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, através da eficiência nos trabalho de visitas domiciliares", diz, ainda, a nota.

"Para isso, hoje (24) está sendo aplicado pelas equipes de endemias dos municípios um novo sistema, utilizado através de tablets e smartphones para dinamizar o registro das visitas e a detecção de focos dos mosquitos", explicou o texto.

De acordo com a SES, os dados serão agora repassados em tempo real para a Sala de Situação que direcionará as ações de combate nos locais visitados.

Nos siga no Google Notícias