ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Em oito horas, interessados em leilão da BR-163 fazem 188 perguntas

Aline dos Santos e Edivaldo Bitencourt | 06/12/2013 16:26
Dúvidas marcam nova etapa de licitação da BR-163, entre os estados do Mato Grosso e Paraná (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Dúvidas marcam nova etapa de licitação da BR-163, entre os estados do Mato Grosso e Paraná (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Em oito horas, entre às 8h e 16h do dia 22 de novembro, a ANTT (Agência Nacional de Transporte e Trânsito) recebeu 188 pedidos de esclarecimentos sobre o edital do leilão da BR-163 em Mato Grosso do Sul. No Estado, os 847,2 km da via serão repassados do governo federal à iniciativa privada. O período para receber as dúvidas foi aberto em 15 de novembro

Dentre as dúvidas, predominaram temas como equilíbrio financeiro, prazos para licença ambiental , reversão de bens e até a disposição das cabines de pedágio. Os questionamentos totalizaram 55 páginas, metade das 114 páginas de pedidos de esclarecimento ao edital da BR-163 no Mato Grosso.

No quesito equilíbrio financeiro, há dúvidas sobre a saúde financeira do eventual contrato caso a concessionária perca prazo de conclusão de obras ou não disponibilize os serviços devido a motivos que não sejam de sua responsabilidade. Uma das possibilidades, por exemplo, é não obter licença ambiental em tempo hábil. Conforme a ANTT, a não conclusão das obras ou a não disponibilização dos serviços será avaliada caso a caso.

“Caso o evento que deu causa à não conclusão das obras ou à não disponibilização dos serviços não seja alocado como risco da Concessionária, a ANTT não aplicará as penalidades previstas na cláusula 20 do Contrato de Concessão. Contudo, independentemente da alocação de riscos previstas na cláusula 21 do Contrato de Concessão, a não conclusão das obras ou a não disponibilização dos serviços previstos no Contrato de Concessão ensejará o Desconto de Reequilíbrio, que não se confunde com penalidade ou punição a Concessionária. As penalidades serão aplicadas com a observância das regras previstas no contrato e na regulamentação da ANTT, observado o devido processo legal, com direito ao contraditório e a ampla defesa”. A cláusula 20 trata das penalidades e a 21 traz critérios de alocação de risco.

Ainda de acordo com a agência, eventual perda de receita pelo atraso no início da cobrança de pedágio ou pelo atraso nas obras de duplicação, quando imputável ao poder concedente, será estimada e então reequilibrada. A classificação dos bens também foi alvo de bastante questionamento.

A agência esclareceu que os bens reversíveis são todos os bens da concessão que serão revertidos à União ao fim do contrato. A ANTT informa que vai analisar a proposta da concessionária caso não seja possível instalar a praça de pedágio com as cabines de ambos os sentidos alinhadas num mesmo local.

A cobrança do pedágio é outro ponto que gerou bastante questionamentos dos interessados no certame. Um dos pontos era o pedido sobre a data para a cobrança da tarifa. A ANTT esclarece que a empresa só poderá iniciar a divulgação dos valores após a cobrança ser autorizada pela agência. A tarifa entra em vigor 10 dias depois.

No caso de antecipar a meta, a cobrança pode ser iniciada antes do período previsto. O reajuste na tarifa será sempre anual.

Leilão - No próximo dia 13, no período da tarde, os interessados devem entregar garantia da proposta, proposta econômica e documentos de qualificação. Três dias depois, serão publicadas as propostas não aceitas. No dia 17, acontece o leilão para repasse da via à iniciativa privada.

A empresa vencedora da concorrência deverá executar serviços de duplicação, recuperação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de 847,2 km da rodovia BR-163.

A primeira praça de pedágio será instalada em Mundo Novo e a última em Sonora. Vence quem oferecer a menor tarifa teto – fixada em R$ 9,27 por cada 100 km.

O prazo para explorar a concessão será por 30 anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. O leilão será na Bolsa de Valores de São Paulo.

Um dos pontos que pode afetar o interesse pela rodovia sul-mato-grossense é a mudança na rota do escoamento da safra. A expectativa é que parte da produção, hoje escoada por São Paulo e Paraná, siga para os portos do Pará.

Nos siga no Google Notícias