ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Em Sidrolândia, 40 casas populares beneficiarão aldeia

Redação | 24/01/2009 14:36

O anúncio da construção de 40 casas populares em Sidrolândia animou os índios da aldeia Terere, o segundo mais antigo núcleo urbano indígena de Mato Grosso do Sul. A construção das casas vai propiciar benefícios a grande parte das 163 famílias que moram no local.

A construção desse primeiro lote de casas, com recursos da prefeitura, Estado e do PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse), foi confirmada na semana passada pelo secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun. Na ocasião, ele recebeu em seu gabinete a vereadora Rosângela Rodrigues (PMDB), presidente da Câmara de Sidrolândia.

Segundo Marun, o objetivo do governo é construir 860 moradias em aldeias de todo o Estado.

Situação Precária - Atualmente as 160 famílias da aldeia Terere moram em casas precárias, construídas com lascas de taquarussu (uma espécie de bambu) e cobertas com folhas de buriti (palmeira típica da região) ou de lona plástica. Em apenas um cômodo, ficam amontoadas cerca de 10 pessoas.

A superpopulação é visível na aldeia, já que 650 moradores ocupam uma área de 10 hectares. O cacique da reserva, Valcilio Figueiredo já desapropriou uma área de 3 hectares, vizinha a reserva, com o apoio da prefeitura e isso permitirá que pelo menos 80 famílias desaldeadas possam se estruturar no local.

Benefícios - Marun também já reforçou que fora os investimentos na aldeia, pretende construir mais 80 casas para a área urbana em Sidrolândia. A informação é da vereadora Rosângela.

Segundo a parlamentar, 80 famílias precisam de casa, sendo que metade mora na aldeia e o restante paga aluguel na cidade ou mora de favor com parentes.  Segundo ela, são pessoas que ganham um salário mínimo e pagam, muitas vezes, até R$ 250 por duas peças e um banheiro.

Nos siga no Google Notícias