ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Em três meses MS registra seis novos casos de febre chikungunya

Thiago de Souza | 09/11/2015 22:06
Pessoas com suspeita da doença devem procurar unidade de saúde mais próxima. (Foto: Arquivo)
Pessoas com suspeita da doença devem procurar unidade de saúde mais próxima. (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul possui sete casos confirmados da febre Chikungunya, até hoje (9), em 2015, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). Dos sete casos confirmados, quatro são de Corumbá e dois são importados da Bolívia. Seis dos sete registros foram confirmados de setembro até agora.

O caso registrado em Campo Grande foi de um residente da cidade, mas que se contaminou na Colômbia em novembro de 2014.

O número de registros confirmados teve forte alta em poucos meses, levando em consideração que de janeiro até o início de setembro, apenas um caso havia sido confirmado. O primeiro registro do ano foi em julho deste ano, de um feirante de 47 anos, em Corumbá.

A Secretaria de Saúde alerta para a possibilidade de novos casos, visto que já se tem evidenciado a circulação do vírus da Chikungunya na Bolívia e em Corumbá.

Os sintomas da febre Chikungunya são: febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de início agudo, acompanhada ou não de inchaço, não explicado por outras condições. Se a pessoa for residente ou visitou áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado, deve procurar uma unidade de saúde.

De acordo com a SES o indivíduo que apresentar sintomas da febre Chikungunya deve manter repouso, tomar muito líquido, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de côco e sopas. No caso de lacatante, manter a amamentação. É necessário procurar uma unidade de saúde mais próxima.

Nos siga no Google Notícias