ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Em troca de ‘ajuda’ de fazendeiro, índios mudaram versão sobre morte de Veron

Nadyenka Castro | 02/08/2012 16:50

MPF soube da situação e denunciou os envolvidos à Justiça, que acatou o pedido

Local onde Marcos Veron foi sepultado.
Local onde Marcos Veron foi sepultado.

Em troca de ‘ajuda’ de fazendeiro, três índios mudaram depoimento sobre o ataque a indígenas ocorrido em Juti, em 2003, que terminou com a morte do líder indígena Marcos Veron.

De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), esses índios foram procurados pelo produtor rural e um funcionário em 2005 e mudaram as informações dadas à Polícia Federal logo após o atentado. As novas declarações em quase tudo diferem dos termos prestados no dia seguinte ao ataque.

Um quarto indígena que também foi procurado não aceitou a oferta e contou ao MPF sobre a situação. O MPF apurou as informações e denunciou o caso à Justiça Federal, que acatou.

Segundo o MPF, o índio que não aceitou a oferta contou ao órgão federal que foi procurado três vezes pelo produtor rural, sendo duas pessoalmente e uma por telefone.

Em todas as vezes, o fazendeiro dizia que “sabia das dificuldades que passava”, que acreditava que ele era “um menino esperto e sabido” e queria auxílio para tirar “os três coitados” que estavam presos e que, pela ajuda, receberia um “retorno”.

Aos índios que aceitaram a ‘ajuda’, o fazendeiro deu camionete, cestas básicas, motocicleta, casa e dinheiro. Um funcionário dele foi quem ajudou no contato com os indígenas.

Punição - Entre os três que fizeram acordo com o produtor rural, um é adolescente. Os outros dois foram denunciados e vão responder criminalmente por fazer afirmação falsa em inquérito judicial, punível de um a quatro anos de prisão e multa.

Além da condenação dos réus, o MPF solicitou a realização de laudo antropológico – para avaliar o grau de entendimento dos indígenas sobre o ato criminoso - e a autorização para que os índios possam se comunicar em guarani. Os pedidos serão analisados depois da apresentação da defesa dos réus.

O fazendeiro e seu funcionário devem responder pela tentativa, em quatro ocasiões, de oferecer vantagem a testemunha para fazer afirmação falsa em depoimento policial. A pena é agravada por se tratar de prova em processo penal e varia de três a 21 anos de prisão, além de multa.

Ataque- Acampados na Fazenda Brasília do Sul, em Juti, região sul do estado, na área reivindicada por eles como Tekohá Takuara, os kaiowá sofreram ataques nos dias 12 e 13 de janeiro de 2003 por um grupo de 30 a 40 homens armados que foram contratados para agredi-los e expulsá-los das terras.

No dia 12, um veículo dos indígenas com duas mulheres, um rapaz de 14 anos e três crianças de seis, sete e 11 anos foi perseguido por oito quilômetros, sob tiros.

Na madrugada do dia 13, os agressores atacaram o acampamento a bala. Sete índios foram sequestrados, amarrados na carroceria de uma camionete e levados para local distante da fazenda, onde passaram por sessão de tortura.

Um dos filhos de Marcos Veron, Ládio, quase foi queimado vivo. A filha dele, Geisabel, grávida de sete meses, foi arrastada pelos cabelos e espancada.

Marcos Veron, à época com 73 anos, foi agredido com socos, pontapés e coronhadas de espingarda na cabeça. Ele morreu por traumatismo craniano.

Oito anos após o atentado, três acusados foram a júri popular e acabaram condenados. O julgamento aconteceu em São Paulo.

Carlos Roberto dos Santos, Jorge Cristaldo Insabralde e Estevão Romero foram condenados a 12 anos e 3 meses de prisão. Todos eles já haviam cumprido 4 anos e 8 meses de prisão preventiva e, como a sentença ainda não transitou em julgado, eles saíram em liberdade do tribunal.

Os três eram funcionários da fazenda Brasília do Sul e foram condenados por seis sequestros, formação de quadrilha armada e tortura. Depois desse julgamento, o MPF passou a trabalhar pela punição dos mandantes do crime, entre eles, o dono da propriedade Jacinto Honório da Silva Filho.

Nos siga no Google Notícias