ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em um mês, amostras para exame de gripe sobem de 10 para 70 por dia

Fernanda Mathias | 03/06/2016 10:59
Com número de amostras sete vezes maior em apenas um mês, espera por resultado já é de 10 dias corridos. (Foto: Fernando Antunes)
Com número de amostras sete vezes maior em apenas um mês, espera por resultado já é de 10 dias corridos. (Foto: Fernando Antunes)

De um mês para cá a média diária de amostras de pacientes com suspeita da gripe causada pelo vírus H1N1 que o Lacen (Laboratório Central) recebe passou de 10 para 70.

“É um aumento exponencial e a demanda só tem crescido”, explica Déborah Ledesma, gerente da biologia média farmacêutica bioquímica. O aumento já dobrou o prazo médio para entrega dos resultados, com prioridade para casos de pacientes internados em estado grave e óbitos.

Há uma semana o Campo Grande News esteve no Lacen, que fica na Capital, e o prazo médio que já era de cinco dias, dois além do preconizado. Nesta sexta-feira o tempo médio de espera já é de 10 dias. À espera de análise, 200 exames no fim desta manhã, mas novas amostras chegam a todo momento.

O Lacen conta com 110 funcionários ativos e recebe as amostras colhidas para exame em sistema de plantão. O material coletado fica acondicionado em freezers a 70 graus negativos.

O exame é feito pela metodologia de biologia molecular com aspirado de nasofaringe, ou seja, a partir de secreções coletadas no nariz e boca do paciente. O Lacen concentra todos os exames feitos na rede pública do Estado.

Recorde – Até agora, conforme o último relatório, divulgado quarta-feira (01) morreram 32 pessoas por conta da doença, tornando 2016 como o ano com maior número de óbitos confirmados desde 2009, quando o vírus da gripe foi detectado pela primeira vez em uma epidemia no México.

Conforme o boletim epidemiológico, as sete mortes desta semana ocorreram em Bataguassu, onde duas pessoas morreram, Campo Grande, Caarapó, Douradina, Jardim e Naviraí. Os outros óbitos confirmados pelo vírus da gripe A desde o início do ano foram registrados em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Juti, Ivinhema, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

De 1.096 exames realizados pelo Lacen (Laboratório Central) este ano, 422 confirmaram a doença em pacientes de todo Estado, sendo 114 somente em Campo Grande. No total, 615 pacientes ainda aguardam o resultado dos exames para confirmar se estão contaminadas pelo vírus H1N1.

Nos siga no Google Notícias