ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Em vistoria surpresa, MPE não encontra médicos durante o horário de expediente

Paulo Yafusso | 11/04/2016 17:45
Prefeitura Vagner Guirado, de Anaurilândia, terá 90 dias para implantar controle de frequência de servidores nas unidades de saúde pública (Foto: Divulgação)
Prefeitura Vagner Guirado, de Anaurilândia, terá 90 dias para implantar controle de frequência de servidores nas unidades de saúde pública (Foto: Divulgação)

A constatação de que médicos não estão cumprindo a jornada de trabalho nas unidades de saúde pública de Anaurilândia, a 317 quilômetros de Campo Grande, levou o promotor de Justiça da cidade, Allan Thiago Barbosa Arakaki, a recomendar ao prefeito Vagner Guirado a implantar um sistema de controle de ponto dos servidores, no prazo de 90 dias, até que seja implantado o sistema biométrico.

A Recomendação 003/2016 é resultado da vistoria surpresa realizada pelo MPE (Ministério Público Estadual) na manhã do último dia 22. No documento, publicado no Diário Oficial do órgão desta segunda-feira (11), o promotor determina que a Prefeitura dê conhecimento da recomendação aos médicos e servidores dos postos de saúde e PSFs (Programa Saúde da Família), enfatizando que o descumprimento da medida poderá levá-lo a adotar procedimentos para instauração de ação civil pública por improbidade administrativa.

De acordo com o que consta na Recomendação 003/2016, no ESF2 “o médico não havia sequer chegado, havendo fila de pessoas a sua espera, inclusive crianças e idosos, os quais chegaram ao local cedo”. No local o promotor foi informado que “é comum que o médico chegue após às 9h30 min”. E o pior, ao verificar o livro-ponto constatou-se que o médico apenas assina os dias em que teria trabalhado, sem fazer constar o horário que esteve trabalhando.

Já na unidade de saúde denominada ESF1, o Ministério Público constatou que apenas os servidores administrativos assinam o livro-ponto, mas “de forma claramente artificial, pois as horas são inseridas antes de eles, inclusive, deixarem a unidade, o que figura crime”. Neste local, os médicos sequer assinam o livro de presença. E ao passar pela Unidade Básica da Família, quando a Promotoria fez a vistoria o médico sequer havia ido trabalhar. A recomendação do promotor, também, é de que a Prefeitura só faça o pagamento de salários após conferir se efetivamente os médicos e servidores cumpriram o expediente.

O Campo Grande News conversou por telefone com alguns moradores de Anaurilândia, que deram depoimentos mas não quiseram falar os nomes. Uma delas disse que a cidade está há mais de uma semana sem secretária de saúde, que se desincompatibilizou para se candidatar a vereadora. Na cidade as unidades de saúde pública funcionam só durante o dia.

Um comerciante relatou que com frequência os moradores da cidade reclamam da falta de médicos nos postos de saúde. “Uma funcionária minha foi a um posto e o própria servidora avisou que nem adiantaria esperar pelo médico”, disse ele. O Campo Grande News tentou várias vezes contato com o prefeito Vagner Guirado, mas o celular dele só deu desligado.

Nos siga no Google Notícias