ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Embaixador da Espanha no Brasil diz que Campo Grande é limpa e atrativa

Luciana Brazil | 04/03/2013 13:40
Governador recebe embaixador da Espanha para falar sobre potencialidades do Estado. (Foto: Rachid Waqued / Governo do Estado)
Governador recebe embaixador da Espanha para falar sobre potencialidades do Estado. (Foto: Rachid Waqued / Governo do Estado)

O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Camara Hermoso, visitou na manhã desta segunda-feira os chefes do Executivo estadual e municipal. No encontro com o prefeito Alcides Bernal (PP), na Esplanada dos Ferroviários, o embaixador falou sobre o intercâmbio da língua, além das parcerias nas áreas de infraestrutura e tratamento de resíduos sólidos.

Durante o encontro, a portas fechadas, Hermoso elogiou a cidade e disse ter ficado impressionado com a limpeza da Capital.

“A visita tem o objetivo de conhecer a realidade de Mato Grosso do Sul, a realidade de muitos pontos de vista, naturalmente do ponto de vista econômico, mas também da cultura e educação. Fiquei muito impressionado com Campo Grande, uma cidade realmente moderna, dinâmica, linda, muita limpa e muito atrativa”.

Segundo o embaixador, o processo da intercâmbio para introduzir o espanho nas escolas teria início com a capacitação dos professores . “Como vocês são vizinhos do Paraguai, falamos sobre a possibilidade de fazer cooperação cultural e educativa. Inclusive sobre a possibilidade de desenvolver a língua espanhola nas escolas. Achamos que é uma área de interesse e de cooperação muito importante”, ressaltou.

O diplomata frisou ainda que houve explanações na área de cooperação de atividades da Prefeitura, além de infraestrutura, construção em geral e questões sobe o tratamento dos resíduos sólidos urbanos, esgoto e água. A Espanha possui tecnologia que consegue por meio do tratamento de resíduos sólidos utilizar o gás metano como fonte de energia elétrica.

“Uma área que nós temos muita experiência. Acho que com a visita teremos cooperação em longo prazo com Campo Grande e Mato Grosso do Sul”.

Fortalecer o ensino, o turismo de eventos e contemplação são alguns dos pontos que poderão ser aprimorados com a parceria entre Espanha e Mato Grosso do Sul. “Campo Grande está de braços abertos. O intercâmbio é uma possibilidade real. Quem não fala o espanhol, o inglês e o português não é cidadão do mundo. Intercâmbio entre estudantes e profissionais foram alguns dos temas abordados”.

Com o governador André Pucinelli (PMDB) o embaixador conheceu as potencialidades em diversas áreas do Estado e revelou que existe interesse em estabelecer cooperação entre dois países.

Hermoso disse que crescimento de Mato Grosso do Sul em relação a outros estados é o que mais lhe chamou a atenção. “Estou muito impressionado com desenvolvimento rápido do Estado. Mostra que ele tem uma gestão muito efetiva. É um Estado do Brasil que tem um crescimento muito rápido que outras áreas do País e temos uma economia complementar para fazer grandes parcerias no futuro”.

Áreas de grande interesse, segundo o diplomata, são a agropecuária, a infraestrutura, principalmente no que se refere ao transporte, além da transmissão de energia e energia renovável.

No próximo dia 17 o embaixador volta a Campo Grande onde irá se reunir com os prefeitos do Estado na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). No encontro o diplomata irá detalhar projetos de interesse de Mato Grosso do Sul e Espanha.

Nos siga no Google Notícias