ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Embaixador do Brasil na Bolívia discute ações com prefeito de Corumbá

Nyelder Rodrigues | 27/02/2013 20:48
Prefeito, embaixador e cônsul conversam sobre ações na fronteira em várias áreas (Foto: Divulgação)
Prefeito, embaixador e cônsul conversam sobre ações na fronteira em várias áreas (Foto: Divulgação)

O embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, e o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), se reuniram nesta quarta-feira (27) para discutirem assuntos relativos aos municípios da faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia, como segurança, saúde e educação.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, Duarte expôs durante a reunião as principais demandas da região e os trabalhos oferecidos pelo município aos bolivianos. O prefeito explicou que 700 crianças do país vizinho estão matriculadas na Rede Municipal.

Outro projeto apresentado foi o que professores de Corumbá são qualificados na língua espanhola e os professores bolivianos na língua portuguesa, e foi elogiado pelo embaixador. Já na questão da saúde, foi destacado o atendimento da Santa Casa de Corumbá.

“Somos uma referência, não só para os que moram na faixa de fronteira, mas também para pessoa que residem em cidades mais distantes”, afirmou Paulo Duarte.

Segurança – Uma das questões mais delicados da fronteira, a segurança pública, também foi debatida no encontro. A criação da Coordenadoria Municipal, que visa integrar Guarda Municipal com as forças policiais do Estado e União, também fez parte da pauta.

O convênio da Prefeitura com a Polícia Militar e DOF (Departamento de Operações de Fronteira) também foi citado, assim como a necessidade da ajuda municipal ao sistema público de segurança.

Já na economia da região, o embaixador contou que três empresários bolivianos estão pleiteando projetos na fronteira com Corumbá.

Sobre o corredor bioceânico, que liga o Brasil ao oceânico Pacífico, no Chile, ele afirmou que a parte estrutural está praticamente concluída, e que as regras para consolidar o corredor como rota comercial estão sendo estudadas. Além disso, foi sugerido que a Prefeitura também apresentasse propostas econômicas para a região.

Além do prefeito e do embaixador, também participaram do encontro o cônsul do Brasil na boliviana Puerto Suárez, Jairo Collier e o cônsul geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra, Colbert Soares Pinto Júnior.

Representando a Prefeitura, foram o secretário municipal de Governo, Hélio de Lima, e o coordenador municipal de Segurança, Fernando Jorge Lucena.

Nos siga no Google Notícias