ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Emissão de CPF será na hora a partir de agosto

Redação | 14/06/2010 17:36

A Receita Federal publicou hoje no Diário Oficial da União a regulamentação para emissão instantânea do CPF (Cadastro de Pessoa Física) pelos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal nos próximos meses.

Com o novo sistema, a emissão do cartão magnético com o número do CPF será dispensada. O contribuinte sairá com um comprovante com o número do CPF impresso em papel térmico, usado nos extratos bancários e que se apaga com o tempo.

Caso precise do número, o contribuinte deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e imprimir um novo comprovante por meio de código digital personalizado, já disponível na ferramenta.

A Receita avalia que a emissão de cartão magnético tornou-se obsoleta por conta do número do CPF estar presente em outros documentos, como carteira de identidade e carteira de motorista. Além disso, a emissão demora em média 10 dias.

O novo sistema, no entanto, não tem data para entrar em vigor. Isso porque os Correios e a Caixa Econômica Federal ainda precisam fazer ajustes tecnológicos nos sistemas informatizados. O Banco do Brasil já está com o sistema homologado desde maio, mas ainda precisa formalizar o convênio com a Receita Federal, cujos procedimentos foram regulamentados pela instrução normativa.

Caso os testes não detectem falhas, a emissão instantânea do CPF começa a valer em agosto. A emissão instantânea do CPF é o primeiro passo para a obtenção do documento pela internet. A emissão pelo site da Receita, no entanto, continua sem data para começar.

Atualmente, existem 180 milhões CPF cadastrados na base da Receita Federal.

(Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias