ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Emissário de Dilma garante que resolve neste ano conflito indígena

Viviane Oliveira | 29/11/2013 11:23
Dom Dimas com os dois representantes do Governo Federal. (Foto: divulgação)
Dom Dimas com os dois representantes do Governo Federal. (Foto: divulgação)

O assessor especial do Ministério da Justiça, Marcelo Veiga, enviado a Mato Grosso do Sul pela presidente Dilma Rousseff (PT), garantiu que vai apresentar ainda neste ano uma solução para o conflito de terra, que já se arrasta há mais de 11 anos, na região de Sidrolândia.

Em Dourados, a caminho de uma aldeia indígena, ele garantiu nesta sexta-feira (29), que o governo Federal apresenta em dezembro uma solução para a disputa pela Reserva Buriti. Um grupo de trabalho foi criado para levantar os custos dos 15 mil hectares, que serão adquiridos para ampliar a aldeia de 2 mil para 17 mil hectares. 

Além de Marcelo Veiga, também veio a Mato Grosso do Sul, o coordenador-geral de Movimentos de Campo e Territórios, ligado à Secretaria-Geral da Presidência da República, Nilton Luiz Godoy Tubino. Eles se reuniram na tarde de ontem com o governador André Puccinelli (PMDB), o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara, representantes dos indígenas e de produtores rurais.

 “Preferimos vir pessoalmente ao Estado para dizer aos índios e produtores rurais que estamos na fase final e ainda este ano será efetivada a compra das terras na região”, diz Marcelo.

Desde maio, quando a reintegração de posse da fazenda Buriti, resultou na morte do terena Oziel Gabriel, o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e integrantes do primeiro escalão do governo federal protagonizaram diversas reuniões sobre o conflito. “Estamos trabalhando para que nas próximas semanas tenhamos a solução”, afirma o assessor do Ministério da Justiça.

Para o líder terena, Lindomar Ferreira, a comunidade indígena tem recuado com objetivo de recuperar o território. “Nós queremos a solução para o conflito de terra. Acredito que com a compra da Buriti, seja um grande passo para toda comunidade indígena do Estado.

A questão dos valores ainda não foi divulgada, no entanto, o governo do Estado calcula que as indenizações por terra custem entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Chico Maia, que também participou do encontro, disse que os representantes reafirmaram que existe vontade política e dinheiro para a compra da Buriti. “Eles garantiram que até 15 de dezembro seja efetivada a compra”, destaca, acrescentando que a fase complicada já passou.

“Pela enésima vez a União veio pedir mais um prazo e que não seja feito nada antes do dia 15”, diz Almir Delpasquale, diretor tesoureiro da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária) e presidente da Aprosoja-MS.

Dom Dimas também se posicionou, no site da Arquidiocese, dizendo que a vinda dos representantes da Dilma Rousseff foi importante, pois explicaram os procedimentos legais que ainda precisam ser realizados para dar uma solução definitiva para a situação específica de Sidrolândia.

Nos siga no Google Notícias