ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Empregos

Ano começa com corre-corre em busca de emprego e agência lota

Viviane Oliveira | 12/01/2015 08:32
Candidatos lotam agência a procura a procura de uma colocação no mercado de trabalho. (Foto: Marcelo Calazans)
Candidatos lotam agência a procura a procura de uma colocação no mercado de trabalho. (Foto: Marcelo Calazans)

O ano começou com corre-corre para quem quer oportunidade de trabalho ou pretende mudar de emprego e começar 2015 com pé direito. Desde segunda-feira (5), primeiro dia útil do ano, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) está movimentada. Em dias normais a média é de 300 atendimentos, porém na última quinta-feira pelo menos 700 pessoas procuraram a agência de emprego.

De acordo com a coordenadora municipal de Intermediação de Empregos, Elen Souza, a procura por emprego aumenta muito nesta época do ano em todas as agências. “O movimento começa em janeiro e vai até o final de fevereiro. São pessoas que pretendem começar o ano trabalhando e até mesmo aquelas que estão empregadas, mas querem oportunidade melhor ou atuar em outra área”, diz.

Desempregada desde novembro, Laira Angélica Cabrera, 33 anos, acordou cedo na última sexta-feira para tentar conseguir uma vaga como técnica de Segurança do Trabalho. Ela conta que trabalhou por muitos anos na área, mas em 2013 resolveu ir para Campinas, São Paulo, tentar novo emprego. “Resolvi voltar, porque não era o que esperava. Agora, procuro outra oportunidade”, destaca.

Já Marli Gomes de Oliveira, 32 anos, quer emprego em qualquer área, desde que comece o ano empregada. “Trabalho de qualquer coisa, até de varrer rua”, brinca. Ela diz que tem dificuldade de conseguir emprego em algumas áreas, porque só estudou até a 5ª série. “Minha meta para este ano é trabalhar menos para conseguir estudar”, conta, acrescentando que pretende terminar o segundo grau para buscar novas oportunidades. Porém, Marli ainda não tinha conseguido ser encaminhada para nenhuma vaga com o seu perfil.

Com mais sorte, a irmã dela, Janaína Gomes, 17 anos, estava com agendamento para vaga de operadora de caixa. A adolescente relata que vagas de emprego têm muitas, mas também há muita gente com pouca qualificação e acaba não conseguindo uma colocação boa no mercado. Ela diz que no ano passado foi para São Gabriel com o marido trabalhar, pois em Campo Grande os dois não conseguiam emprego.

No município, com pouco mais de 24 mil habitantes, Janaína conquistou o primeiro registro na carteira de trabalho como caixa em um supermercado, mas precisou voltar. “Nós voltamos apenas por causa da família, que ficou toda aqui”, diz.

Na última quinta-feira, a agência atendeu mais de 700 pessoas, a maioria estava em busca de emprego. (Foto: Marcelo Calazans)
Na última quinta-feira, a agência atendeu mais de 700 pessoas, a maioria estava em busca de emprego. (Foto: Marcelo Calazans)

De acordo com a coordenadora de intermediação de emprego, cada vez mais as empresas estão exigindo escolaridade e qualificação profissional. “Tem empregador que pede conhecimento em informática até na área operacional. As organizações investem em tecnologia e na hora de contratar exigem candidato no mínimo o segundo grau”, explica.

Cadastro - Elen chama a atenção para que o candidato sempre atualize o cadastro pessoal na agência de emprego. Ela disse que uma das maiores dificuldades é achar a pessoa por telefone. “As pessoas trocam muito de número e isso acaba prejudicando na hora de fazer o contato”, afirma.

O cadastro deve ser atualizado a cada 90 dias e o candidato pode fazer a atualização e até mesmo o cadastro pelo Portal Mais Empregos que pode ser acessado aqui.

A Agência de Empregos da Funsat atende das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Eduardo Elias Zahran, nº1581, no Jardim TV Morena. Quem quiser mais informação pode entrar em contato pelo telefone: 3314 5096. Todas as vagas estão disponíveis aqui.

Nos siga no Google Notícias