ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Empregos

Após ações judiciais, Governo amplia idade máxima para ingresso na PM

Leonardo Rocha | 16/10/2014 09:36
Projeto sobre idade limite para ingresso na PM está na Assembleia para análise dos deputados (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Projeto sobre idade limite para ingresso na PM está na Assembleia para análise dos deputados (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Após várias ações judiciais de aprovados em concursos da Policia Militar e Corpo de Bombeiros, o Governo estadual resolveu enviar projeto para Assembleia com a intenção de fixar idade máxima de 30 anos para os interessados em concorrer a vagas nas carreiras de Oficiais e Praças das duas instituições. Atualmente, o limite é de 24 anos.

O comandante da Polícia Militar, coronel Valter Godoy Rojas, afirmou que esta mudança é a mais viável, pois justamente evita questões e demandas na justiça, sendo a idade mais adequada para entrar na corporação. "Foi inclusive um entendimento da PGE (Procuradoria Geral do Estado) que estudou esta questão, assim ampliamos de 24 para 30 anos a idade máxima", explicou ele.

Este projeto do governo estadual da nova redação ao artigo 8°, inciso I, alínea "e", da lei 3.808 de 18 de dezembro de 2009, que estabelecia idade mínima de 18 anos e máxima de 24 anos para as carreiras de Praças e de Oficias da PM e Corpo de Bombeiros, com esta mudança a idade limite será 30.

O presidente da ACS-MS (Associação de Cabos e Soldados de MS), Edmar Soares da Silva, ponderou que a alteração é uma conquista para classe, que já almejava uma ampliação na idade limite. "No passado a idade era 30 anos, depois com a lei de 2009 ficou em 24 (anos), o que gerava muitas ações na justiça, agora fica mais adequado".

Edmar ainda destacou que com esta mudança em breve poderá requisitar outra alteração, que é a exigência de curso superior para entrar na PM e no Corpo de Bombeiros. "Antes havia esta limitação da idade o que inviabilizava esta proposta, agora ficou melhor".

Na justificativa do projeto, o executivo explicou que esta mudança segue legislações de outros estados da federação, assim como recentes decisões do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e STJ (Superior Tribunal de Justiça). O projeto segue em tramitação na Casa de Leis, será analisado pelas comissões do legislativo e depois entra em votação no plenário, para avaliação dos deputados estaduais.

Nos siga no Google Notícias