A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

22/06/2016 09:07

Crise do governo enxuga Fies e apenas 700 vagas são para Campo Grande

Anny Malagolini

O número financiamentos oferecidos em Campo Grande pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), na seleção do segundo semestre de 2016, será de aproximadamente 700 vagas. A partir de sexta-feira (24), serão disponibilizadas 75 mil vagas em todo o país, no entanto, a Capital sul-mato-grossense retém apenas 1% dessa quantidade.

Veja Mais
IFMS abre edital para especialização gratuita em oito cidades de MS
Prefeitura abre dia 12 processo seletivo para contratar professores

A crise econômica nacional é um dos agravantes para a redução de vagas do programa federal, prova disso é a queda que tem corrido a cada ano. Em 2014, foram financiados 732 mil contratos. Em 2015, o número de vagas caiu para 278 mil. E no primeiro semestre deste ano foram disponibilizadas 147 mil vagas.

De acordo com o Ministério da Educação (Mec), desde janeiro foram realizados 2.578 mil contratações do programa em Mato Grosso do Sul. Enquanto no passado, foram firmados 5.792 mil financiamentos.

Em Campo Grande, até os cursos mais concorridos tiveram diminuição na oferta do financiamento, como Direito, que dessa vez tem apenas 36 vagas abertas para o Fies. No curso mais caro oferecido por uma universidade da Capital, a primeira mensalidade chega a R$ 8,5 mil, e o neste ano, serão ofertadas apenas 48 vagas.

As inscrições para o programa serão realizadas entre 24 e 29 de junho, e o resultado da seleção será divulgado até dia 30 de junho. As inscrições dos pré-selecionados será feita no dia 1º de julho.

Neste semestre, os inscritos poderão alterar a opção de curso, conforme a nota de corte, assim como já acontece com o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Outra novidade é elevação da renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para 3 salários para a concessão de novos financiamentos.

 

IFMS abre edital para especialização gratuita em oito cidades de MS
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) lançou processo seletivo para o curso de especialização em Docência para Educação Profissional, Cien...
Prefeitura abre dia 12 processo seletivo para contratar professores
Prefeitura Municipal de Japorã, distante 487 quilômetros de Campo Grande, abre no dia 12 de dezembro processo seletivo para contratar professor tempo...
Governo publica gabarito preliminar do concurso para procurador
Divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva do Concurso Público para Procurador do Estado. A lista está no Diário Oficial do Estado desta terça...
Com salários de até R$ 2,9 mil, prefeitura continua com inscrições abertas
Encerram no dia 29 de dezembro as inscrições de concurso público para a Prefeitura Municipal de Bandeirantes, distante 70 quilômetros de Campo Grande...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions