ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Empregos

Empresas oferecem 120 vagas de trabalho destinadas para pessoas com deficiência

Renata Volpe Haddad | 23/09/2016 10:11
Dia D reúne empresas com vagas de trabalho para pessoas com deficiência. (Foto: Renata Volpe)
Dia D reúne empresas com vagas de trabalho para pessoas com deficiência. (Foto: Renata Volpe)

Com 120 vagas disponíveis no mercado de trabalho, 60 empresas atendem nesta sexta-feira (23), pessoas com deficiência e reabilitados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), na Funtrab (Fundação Social do Trabalho), durante o Dia D. Os atendimentos encerram às 17h30.

Segundo o coordenador de trabalho da Funtrab, Paulo Vilela Galdioso, a expectativa de atendimento é de chegar a 800 trabalhadores. "Hoje o dia é especialmente dedicado para as pessoas com qualquer tipo de deficiência. As empresas estão presentes aqui e estão recebendo os candidatos às vagas pessoalmente", informa.

De acordo com o superintendente substituto do Ministério de Trabalho, Paulo Lissaraça, o Dia D faz parte de uma mobilização nacional do ministério para inclusão social de pessoas com deficiência. "Os empresários foram convocados para que tenham a oportunidade de cumprir a lei da cota e dar oportunidade para os trabalhadores com deficiência que querem trabalhar, mas há um distanciamento entre a empresa e o empregado. Este é um momento para juntá-los", alega.

E este momento que Délio Cristian Costa da Silva, 31, quer aproveitar. Ele conta que trabalha há dois anos como auxiliar de loja, mas que procura outra oportunidade como atendente. "Eu gosto dessa área e quero mostrar para quem me contratar que eu sou capaz e que gosto muito de trabalhar".

Há um ano desempregada, Barbara Barros de Figueiredo, 21, busca uma oportunidade também na área de atendente. "Desde que eu sai do meu último emprego, não consegui mais nenhum trabalho e como há muitas empresas reunidas aqui, talvez hoje eu tenha sorte de conseguir uma vaga de trabalho".

Os atendimentos na Funtrab acontecem até às 17h30 desta sexta-feira (23). (Foto: Renata Volpe)
Os atendimentos na Funtrab acontecem até às 17h30 desta sexta-feira (23). (Foto: Renata Volpe)

Empresas – A CCR MS Via, responsável pela manutenção da BR-163 em Mato Grosso do Sul, está presente na Funtrab e a empresa tem uma vaga disponível.

De acordo com a assistente de Recursos Humanos da CCR, Cirlene Nogueira, a dificuldade maior de achar trabalhadores com deficiência deve-se ao fato de que a empresa atua em todo o Estado. "As maiores quantidades de vagas fica fora da Capital e temos dificuldade em encontrar pessoas com deficiência nos municípios que ficam à margem que a rodovia atende", alega.

Outra empresa que está participando do Dia D é a Energisa. Conforme a psicóloga e analista de Recursos Humanos da empresa, Sheila Ramos, há uma vaga para assistente comercial. "Já entrevistei vários candidatos e até agora muitos me interessaram. No Dia D o que facilita é que o perfil do funcionário que eu preciso passa por uma triagem antes de chegar até a entrevista", alega.

Ainda segundo Sheila, há mais vagas disponíveis do que funcionários. "Temos 42 pessoas trabalhando atualmente na empresa, mas vejo que há falta de qualificação destes profissionais, o que dificulta na hora da contratação", informa.

Nos siga no Google Notícias