A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

05/06/2015 09:15

Enquanto indústrias demitem, usinas de álcool geram 961 empregos

Caroline Maldonado
Usina em Rio Brilhante gerou 225 empregos nos primeiros quatro meses do ano (Foto: Divulgação Biosul)Usina em Rio Brilhante gerou 225 empregos nos primeiros quatro meses do ano (Foto: Divulgação Biosul)

Na contramão da crise que afeta o setor industrial e provoca demissões, as usinas de açúcar e álcool de Mato Grosso do Sul continuam gerando empregos. O segmento comemora saldo positivo, com criação de 961 postos de trabalho, nos quatro primeiros meses deste ano, segundo a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

Com isso, o setor sucroenergético foi o que mais empregou no Estado, nesse período, enquanto a indústria de modo geral teve saldo negativo. De janeiro a abril de 2015, foram 596 vagas encerradas, conforme relatório divulgado pela Fiems (Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul). No mesmo período, a indústria gerou 1.313 postos de trabalho. O resultado é 89% inferior a média dos últimos 10 anos para a época, que é de 12.232 vagas abertas.

Conforme a Biosul, há 22 usinas em operação no Estado, com cerca de 30 mil colaboradores. Juntas, as unidades tem a segunda maior massa salarial de MS e o terceiro melhor salário da indústria. Nas cidades onde as usinas são instaladas estima-se que para cada posto criado, mais três empregos indiretos são gerados.

Na lista dos municípios que mais empregaram entre janeiro e abril estão Angélica, Rio Brilhante, Costa Rica e Chapadão do Sul, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Segundo o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, todas essas cidades possuem usinas. “Estamos em plena safra e, apesar da crise que afeta o setor e o país, temos feito um esforço para recuperar o caminho do crescimento mantendo e até ampliando os empregos no setor”, comenta.

UEMS disponibiliza vagas para transferência interna e externa
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), divulgou aproximandamente 2 mil vagas para 54 cursos nas 15 unidades da instituição que serão p...
Prazo de inscrição em qualificação profissional do IFMS termina na quarta
Termina amanhã (22) o prazo para os interessados se inscreverem no processo seletivo para ingresso nos cursos de FIC (Formação Inicial e Continuada e...
TCE lança seleção para estagiários com remuneração de R$ 900
O TCE/MS (Tribunal de Contas) lançou processo seletivo para estagiários. As inscrições vão de 6 a 20 de março. São oferecidas 44 vagas, além de cadas...
Seleção de médicos residentes do HR termina na próxima sexta-feira
O HR (Hospital Regional) de Campo Grande termina nesta semana as inscrições para o processo seletivo para escolher seis pessoas para ocupar as vagas ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions