ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Empregos

Indústria desencanta e geração de empregos cresce 21% no Estado

Nícholas Vasconcelos | 17/04/2013 17:10
Indústria foi responsável por liderar geração de empregos em MS no mês de março. (Foto: João Garrigó)
Indústria foi responsável por liderar geração de empregos em MS no mês de março. (Foto: João Garrigó)

Mato Grosso do Sul teve o melhor mês de março para a geração de emprego dos últimos três anos, com a criação de 3.638 vagas com carteira assinada. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (17) o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O resultado é 21% maior que o registrado em 2012, quando 3.005 pessoas conseguiram empregos, e 45% a mais que o obtido no ano de 2011, em que 2.508 vagas foram geradas.

De acordo com o Ministério, foi a indústria a principal empregadora no Estado e foi responsável por contratar 1.753 novos postos. O setor de serviços aparece em segundo lugar, com 857 empregos.

Na comparação dos três primeiros meses deste ano, houve crescimento de 8.730 postos, o que equivale a 1.69%. Já nos últimos 12 meses, o nível de emprego cresceu 4,5% o que representa 21.619 novos empregos.

Três Lagoas aparece em primeiro lugar no ranking de contratações em março, com saldo positivo de 790 contratações. Dourados vem em seguida, com 486 empregos e depois Nova Andradina, com saldo de 350 e Naviraí, com outras 213. A Capital aparece em quinto lugar, com saldo de vagas de 199.

Para o presidente da FTI/MS (Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso do Sul), José Roberto Silva, esse cenário é reflexo do setor sucroalcooleiro. “Novas empresas têm aberto oportunidades de novos trabalhadores entrarem no mercado, principalmente na região Sul do Estado”, avalia.

Ele lembra que outros setores industriais também contribuíram para o resultado, mesmo que forma mais modesta, como a indústria do vestuário.

Nos siga no Google Notícias