A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

18/04/2013 19:08

Indústria é o setor que mais criou empregos este ano no Estado, diz Fiems

Nícholas Vasconcelos

A indústria criou 5.058 postos de trabalho em Mato Grosso do nos três primeiros meses deste ano, melhor resultado na geração de empregos no Estado. O levantamento é do Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Veja Mais
Indústria desencanta e geração de empregos cresce 21% no Estado
Termina hoje inscrição de processo seletivo da UFMS para professor substituto

O segmento que mais criou vagas foi o da indústria da construção civil, com 2.871 nos três primeiros meses do ano, seguido pela indústria de transformação com outras 2.085 vagas e o de serviços industriais de utilidade pública gerou 107 vagas.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a indústria continua demonstrando força na economia do Estado com a constante geração de empregos e já respondendo por 60,4% do saldo total de postos de trabalho criados em Mato Grosso do Sul até agora.

“Somente em março de 2013, o setor foi responsável pela abertura de 2.347 postos formais de trabalho”, disse. No período dos últimos 12 meses, a cada 30 dias foram abertos, em média, 786 postos formais pela indústria sul-mato-grossense, totalizando, nesse período, num total de 9.442 vagas, o que corresponde a 43,7% dos novos empregos.

De acordo com a Fiems, do total de trabalhadores do Estado, a indústria emprega 134.883 pessoas, ficando atrás somente dos setores de serviços, onde trabalham 172.992 pessoas e a administração pública, com 135.888. O setor industrial fica à frente, por exemplo, do comércio com 119.410 trabalhadores e agropecuária, com outros 67.389.

Já com relação ao Índice de Evolução do Emprego Formal na Indústria, o segmento industrial atingiu 197,6 pontos, o que na comparação com 2005, apresenta uma evolução de 97,6%. Naquele ano, o setor tinha 68.269 trabalhadores.

Na mesma comparação, o setor de serviços apresentou crescimento de 73,5%, o comércio com 49,1%, a agropecuária teve alta 22,7%. A média da evolução estadual foi de 50,4%.

 

Termina hoje inscrição de processo seletivo da UFMS para professor substituto
Terminam hoje as inscrições de processo seletivo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para 12 vagas. As oportunidades são para profes...
Inscrições para seleção de professores do IFMS segue até o dia 11
Profissionais interessados em participar do processo seletivo do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), podem se inscrever até o próximo dia...
Prefeito autoriza realização de concurso público para Procuradoria Geral
O prefeito Alcides Bernal (PP) autorizou a realização de concurso público para a PGM (Procuradoria Geral do Município). De acordo com a publicação do...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions