A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

03/06/2014 11:26

Indústria tem saldo positivo de empregos em 41 cidades e negativo em 28

Marta Ferreira
Levantamento da Fiems relata comportamento da indústria em relação à contratação de trabalhadores. (Foto: Divulgação Fiems)Levantamento da Fiems relata comportamento da indústria em relação à contratação de trabalhadores. (Foto: Divulgação Fiems)

Levantamento do Radar Industrial da Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul) indica que o setor obteve, no período de janeiro a abril deste ano, saldo positivo na contratação de trabalhadores em 41 municípios do Estado. Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, por outro lado, no mesmo período, em 28 municípios do Estado o saldo foi negativo, com o fechamento fechamento de 2.231 vagas, com destaque para Três Lagoas (-1.603) e Iguatemi (-227). A pesquisa considera os municípios com atividade industrial e por isso não engloba os 79.

Segundo os dados, as demissões ocorridas aconteceram, em sua maior parte, em duas atividades da indústria da construção: obras de engenharia civil não especificadas anteriormente e montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas. “Somadas, essas duas atividades totalizaram o fechamento de 1.556 vagas”, explicou Resende.

Entre as cidades com saldos positivos de pelo menos 150 vagas, o levantamento destaca Nova Andradina (+632), Campo Grande (+411), Angélica (+361), Rio Brilhante (+245), Aparecida do Taboado (+232), Fátima do Sul (+193), Maracaju (+178) e Vicentina (+159).

O dado considerada as industrias indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública.


Veja Mais
Prefeitura abre dia 12 processo seletivo para contratar professores
Governo publica gabarito preliminar do concurso para procurador

O coordenador acrescenta que as demissões ocorreram basicamente no município de Três Lagoas, onde as duas atividades mencionadas foram responsáveis por 1.832 desligamentos. “O fator de maior peso no desempenho observado para o município de Três Lagoas decorre, possivelmente, do encerramento de atividades ligadas à construção da fábrica de Nitrogenados da Petrobras, uma vez que primeira etapa da obra já está próxima do fim com o início da operação da planta em seu primeiro módulo previsto para os meses de setembro ou outubro deste ano”, afirma. Segundo ele, excluindo-se essas duas atividades, o saldo em Três Lagoas seria positivo em 229 vagas, com destaque para a fabricação de celulose e papel e de artefatos têxteis.

Onde houve contratação - Conforme o Radar Industrial, no período de janeiro a abril, 111 atividades industriais apresentaram saldos positivos de contratação no Estado, com a abertura de 4.184 vagas. Entre as atividades industriais com saldos positivos de pelo menos 100 vagas foram destacadas pelo estudo a fabricação de açúcar em bruto (+819), fabricação de álcool (+574), construção de rodovias e ferrovias (+321), abates de suínos, aves e outros pequenos animais (+236), fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel (+198), construção de edifícios (+139), fabricação de artefatos para pesca e esporte (+130) e fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico (+118).

No no mesmo período, 96 atividades industriais apresentaram saldos negativos em Mato Grosso do Sul, proporcionando o fechamento de 3.006 vagas. Entre as atividades industriais com saldos negativos de pelo menos 100 vagas estão as obras de engenharia civil não especificadas anteriormente (-1.416), obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações (-207) e montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas (-140).

De acordo com Ezequiel Resende, no período de janeiro a abril a indústria foi responsável pela abertura de 1.178 novos postos de trabalho em Mato Grosso do Sul. O saldo obtido nos quatro primeiros meses do ano indica que a indústria emprega 144.375 trabalhadores no Estado. “A indústria responde atualmente pelo 2º maior contingente de trabalhadores formais empregados no Estado, com participação de 22,3% sobre o total. Atrás somente do setor de serviços, que emprega formalmente 188.847 trabalhadores com participação equivalente a 29,2%”, informou.

Prefeitura abre dia 12 processo seletivo para contratar professores
Prefeitura Municipal de Japorã, distante 487 quilômetros de Campo Grande, abre no dia 12 de dezembro processo seletivo para contratar professor tempo...
Governo publica gabarito preliminar do concurso para procurador
Divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva do Concurso Público para Procurador do Estado. A lista está no Diário Oficial do Estado desta terça...
Com salários de até R$ 2,9 mil, prefeitura continua com inscrições abertas
Encerram no dia 29 de dezembro as inscrições de concurso público para a Prefeitura Municipal de Bandeirantes, distante 70 quilômetros de Campo Grande...
Cadastramento para professores temporários da Reme já está aberto
Foi aberto nesta segunda-feira (5) e vai até o dia 20 de janeiro de 2017 o cadastramento e seleção de professores temporários interessados em compor ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions