A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

23/02/2011 21:59

MEC abre inscrições para certificação nacional no uso e ensino de Libras

Marcio Breda

Serão abertas no dia 1º de março as inscrições para a 5ª edição do exame nacional para certificação de proficiência no uso e no ensino de língua brasileira de sinais (libras) e para certificação de proficiência na tradução e interpretação de libras-português-libras (Prolibras). O Prolibras certificará pessoas surdas ou ouvintes fluentes nessa linguagem que já concluíram o ensino superior ou ensino médio.

Os certificados obtidos por meio desse exame poderão ser aceitos por instituições superiores ou de educação básica, como títulos que comprovem a competência no uso e no ensino de libras ou na tradução e interpretação da língua.

O exame é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e desenvolvido por instituições federais de ensino superior, selecionadas por chamadas públicas. As inscrições deverão ser feitas até o dia 31 de março, pela internet. As provas serão realizadas nos dias 1º e 3 de maio.

Para participar do exame, é necessário acessar a página do Prolibras na internet (http://www.prolibras.ufsc.br/), preencher integralmente o formulário de inscrição, imprimir o comprovante de requerimento de inscrição e o boleto bancário no valor de R$ 30,00, e pagá-lo até o dia 1º de abril.

Na inscrição, o participante deverá informar em qual município fará a prova. O exame será aplicado em instituições de ensino das seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Maringá (PR), Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria (RS), São Carlos (SP), São Cristóvão (SE), Niterói (RJ), São Luís, São Paulo, Teresina, Uberlândia (MG) e Vitória.

O Prolibras é realizado em duas etapas: uma prova objetiva e uma prova prática. A primeira é composta por 20 questões de múltipla escolha sobre a compreensão da linguagem de Libras, e ocorrerá às 15h (horário de Brasília), do dia 1º de maio, com duração de duas horas. Os participantes com pontuação igual ou superior a 12 pontos na prova objetiva estarão habilitados a participar da última etapa do processo.

A prova prática será realizada às 14h (horário de Brasília), do dia 3 de maio, com duração de 15 minutos para cada participante. O resultado da prova objetiva e o cronograma para a realização da prova prática serão divulgados no local de realização da prova objetiva e pela internet, às 14h do dia 2 de maio.

Será certificado o candidato que alcançar a média mínima 6,00 na prova prática, que vai de zero a dez, tiver concluído os ensinos médio ou superior, dependendo do nível da certificação, e que tiver entregado todos os documentos solicitados no dia da prova prática. O diploma de certificação será expedido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).(Com informações do MEC).

IFMS abre edital para especialização gratuita em oito cidades de MS
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) lançou processo seletivo para o curso de especialização em Docência para Educação Profissional, Cien...
Prefeitura abre dia 12 processo seletivo para contratar professores
Prefeitura Municipal de Japorã, distante 487 quilômetros de Campo Grande, abre no dia 12 de dezembro processo seletivo para contratar professor tempo...
Governo publica gabarito preliminar do concurso para procurador
Divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva do Concurso Público para Procurador do Estado. A lista está no Diário Oficial do Estado desta terça...



Olá,gostaria de saber se não outra forma de avaliação para interprete,visto que sou uma que já me idenfiquei com a comudades surda,comunico e ensino a pessoa surda,porem só pensar em teste não consego fazer o alfabeto,o que devo fazer? me oriente....
 
Dirce Dias Zapula em 27/04/2012 05:05:35
Olá,até que enfim,voçês nem imagino o quanto esperei por esse exame de proficiência,sou professora de alunos surdos á 5 anos,já fiz 3 cursos básicos de libras e um de intérprete em Belém-pá ( ASTILP),também já fiz uma vez o prolibras e não conseguir,agora se Deus quizer vou passar,moro em Augusto Corrêa-Pá,até agora sou a única profissional que atende os alunos da zona urbana e rural,alfabetizando as crianças na língua de sinais e portuguesa,ajudo também os professores dando formação de libras,pois acredito a grande deficiencia está nesses professores que precisam se capacitar para que possa atender as crianças surdas.Obrigada pela oportunidade de poder participar desse exame,um abraço atodos.
 
Andréa de oliveira em 24/02/2011 06:55:23
O MEC poderia aproveitar e fazer uma visitinha na UNIDERP Interativa para poder certifica-los, o que acham da proposta??????
 
Marilza Drum em 23/02/2011 10:58:25
infelizmente só surdo passa nessa prova...............
 
gislaine de araujo em 23/02/2011 10:26:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions