ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Empregos

MPE recomenda mudanças em edital concursos do Governo do Estado

Priscilla Peres | 06/10/2014 16:27

O MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) recomendou que nos próximos concursos a serem realizados pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) sejam adotados métodos para facilitar o acesso a provas e a recursos, com o objetivo de assegurar "a efetiva igualdade de chances aos candidatos concorrentes".

A recomendação foi feita pela Promotora de Justiça Substituta Ana Carolina Lopes de Mendonça Castro, da 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de Campo Grande. Para ela as mudanças podem ser feitas independente de onde os candidatos sejam domiciliados.

Para a promotora, é preciso viabilizar "a vista da prova por tempo razoável para a constatação dos possíveis e comuns equívocos de correção das Bancas Examinadoras, preferencialmente por meio da Rede Mundial de Computadores, ou com prazo razoável para o deslocamento se isso se mostrar impossível ou inconveniente".

Partindo do princípio de que o concurso público tem o intuito de selecionar candidatos mais tecnicamente preparados para o exercício do cargo em exame. Para fazer a Recomendação, a Promotora levou em consideração a existência de Inquérito Civil de nº 054/2013, instaurado na 29ª Promotoria de Justiça, visando apurar eventual irregularidade no prazo de acesso à folha de resposta da prova discursiva e no tempo para impetrar recurso das questões dessa prova, objeto do concurso de Delegado da Polícia de Mato Grosso do Sul.

Também considerou a determinação do Edital nº 34/2013 - SAD/SEJUSP/DP/PCMS, publicado após a abertura do concurso, no qual se estabelece o tempo de acesso à prova escrita discursiva de 15 minutos por candidato, o impedimento de retirada de cópia da prova e a necessidade do comparecimento do candidato na hora e local pessoalmente, como a única forma de se ter vista do exame e interpor recurso.

Procurada pela reportagem, a SAD informou que ainda não foi informada oficialmente pela Justiça.

Nos siga no Google Notícias