A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

04/03/2015 10:13

Projovem oferece 1,4 mil vagas para quem quer terminar o Ensino Fundamental

Viviane Oliveira
Professora Bruna explica como vai funcionar o projeto na escola da Moreninha III. (Foto: Pedro Peralta) Professora Bruna explica como vai funcionar o projeto na escola da Moreninha III. (Foto: Pedro Peralta)

O Projovem Urbano, programa realizado pelo Governo Federal, oferece 5 mil vagas em 27 escolas estaduais distribuídas em 16 municípios de Mato Grosso do Sul. Só para Campo Grande, são 1,4 mil oportunidades para quem pretende concluir o ensino fundamental em 18 meses.

O projeto oferta aos alunos merenda, ajuda de custo de R$ 100 e vale transporte. As aulas são ministradas no período da noite, das 19 às 22h, de segunda a sexta-feira. Em todas as escolas serão disponibilizadas cuidadoras de crianças para mães que não têm com quem deixar os filhos.

As matrículas devem ser feitas nas escolas que oferecem o programa, das 16h às 22h, até o dia 23 de março. Para participar, o aluno precisa apenas saber ler e escrever e ter idade entre 18 e 29 anos. Os interessados devem apresentar o original e fotocópia do RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, nas escolas estaduais dos municípios participantes.

Baixa procura - As aulas eram para ter começado no dia 23 de fevereiro, mas devido a baixa procura, as matriculas foram prorrogadas até o dia 23 de março. Na Escola Estadual Prof. Célia Maria Naglis, no Bairro Moreninha III, por exemplo, são oferecidas 200 vagas, no entanto, até sexta-feira apenas 20 pessoas fizeram matriculas.

De acordo com coordenadora do programa na escola, Darci Alves Feitoza Sakamoto, a maior dificuldade é localizar os alunos e fazer com que eles tenham conhecimento do programa. “Queremos preencher todas as vagas, pois é uma oportunidade única para quem pretende concluir o ensino fundamental”, diz.

Para chamar a atenção do público alvo, a coordenadora faz a divulgação do programa por meio de faixas, banners, folhetos, visitas nos bairros próximos, em feiras e escolas da região. “Esse é o primeiro ano que a escola vai oferecer o Projovem Urbano, talvez seja por isso a dificuldade de encontrar alunos”, afirma Darci.

A professora Bruna Zotelli Mourão, explica que o aluno consegue terminar o ensino fundamental, que vai até o 9º ano, independente da série em que parou os estudos. “É uma oportunidade muito boa. Além disso, o aluno pode fazer cursos extracurricular no mesmo período da aula”, destaca. A solicitação do vale transporte será realizada somente até o dia 14 de março, após esta data será encerrado.

Onde fazer as matrículas - Na Capital, o Projovem Urbano é ofertado na Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade (3344-1850), Escola Estadual Dr. Arthur de Vasconcelos Dias (3314-1252); Escola Estadual Prof. Ada Teixeira dos Santos (3354-5641); Escola Estadual Prof. Célia Maria Naglis (3314-9012); Escola Estadual José Ferreira Barbosa (3314-7057); Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos (3346-2351); Escola Estadual Manoel Bonifácio (3373-3840).

O programa também é oferecido nos municípios de Anastácio, Antônio João, Bonito, Camapuã, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Terenos e Três Lagoas. 

UEMS seleciona professores temporários para três unidades no Interior
Estão abertas inscrições para seleção de professores temporários para as unidades de Dourados, Aquidauana e Coxim da UEMS (Universidade Estadual de M...
TCE abre no dia 6 inscrições para processo seletivo de estágio com 44 vagas
Começa no dia 6 de março as inscrição de processo seletivo do TCE/MS (Tribunal de Contas) para estagiários. No total, são oferecidas 44 vagas, além d...
UEMS disponibiliza vagas para transferência interna e externa
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), divulgou aproximandamente 2 mil vagas para 54 cursos nas 15 unidades da instituição que serão p...
Prazo de inscrição em qualificação profissional do IFMS termina na quarta
Termina amanhã (22) o prazo para os interessados se inscreverem no processo seletivo para ingresso nos cursos de FIC (Formação Inicial e Continuada e...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions