ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Empregos

Senhas aumentam, mas trabalhador continua enfrentando fila pelo seguro- desemprego

Ricardo Campos Jr. | 19/01/2011 12:07

Órgãos esperam melhora no sistema implantado há 2 meses

Volume maior de trabalhadores se concentra na sede da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (Foto: João Garrigó)
Volume maior de trabalhadores se concentra na sede da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (Foto: João Garrigó)

O sistema usado pelos órgãos públicos que cadastram trabalhadores para o seguro desemprego foi implantado há dois meses. Mesmo faltando ajustes, a quantidade de senhas aumentou. Em alguns desses locais o atendimento foi organizado para reduzir a espera, em outros, a população continua a se aglomerar e enfrentar longas horas na fila.

No dia 29 de novembro do ano passado, o Campo Grande News esteve na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho), órgão ligado ao ministério do Trabalho que fica na Rua de Maio. Quase 1 hora antes do expediente, a fila para uma das 50 senhas do período matutino e 50 do vespertino chegava quase à avenida Mato Grosso.

Quem madrugou nesta quarta-feira no local teve uma surpresa: um aumento de 20 senhas, 10 em cada período. Os números foram distribuídos meia hora antes do normal. O atendimento para a manhã foi escalonado em poucos minutos após horas de espera.

O carpinteiro Joarildo Rosa Benites, 33 anos, chegou às 4 horas da madrugada e foi o 39º a ser atendido. “Está sendo cada dia mais difícil. Tem que ficar acordando cedo, enfrentando a chuva”.

A professora Célia Santos, 35 anos, chegou pouco depois de Joarildo. A fila estava na metade da quadra e ela pegou a senha de número 44. “Eu acho uma humilhação chegar 4 horas da manhã. Eu liguei e a moça que me atendeu disse que eu tinha que chegar muito cedo. Se tem muita gente, porque não atender até mais tarde?”, reclama.

A cozinheira Oliva Gomes Miranda Neto, 52 anos, conta enfrenta a fila do seguro desemprego pela quarta vez para uma única solicitação. “Cada dia faltava um documento. Você passa dias enfrentando filas”.

Explicação - O superintendente regional do trabalho e emprego José Carlos Tinarelli, 53 anos, fala que a melhora no atendimento virá com a melhora do sistema e o aumento no número se senhas é reflexo disso.

Ainda assim, são apenas 4 servidores para atuar no cadastro do seguro desemprego. “Aqui dentro a coisa é difícil”, justifica.

A professora Célia Santos chegou às 4 horas e pegou a fila já na metade da quadra da Rua 13 de Maio em direção à avenida Mato Grosso. (Foto: João Garrigó)
A professora Célia Santos chegou às 4 horas e pegou a fila já na metade da quadra da Rua 13 de Maio em direção à avenida Mato Grosso. (Foto: João Garrigó)

Disparidade - O Campo Grande News também esteve na Funtrab (Fundação Social do Trabalho) em novembro passado. A ordem do atendimento era com senhas distribuídas às 7 horas. Após a distribuição, sobravam vagas no período matutino.

Atualmente o agendamento é feito preferencialmente por telefone, segundo informações obtidas nesta manhã no local. As pessoas que estavam na sala de espera buscavam outros serviços. Quem desejava fazer o cadastro chegava na hora marcada.

O diretor geral da Funtrab Cícero Ávila relata que a quantidade de atendimentos aumentou para 120 por dia. A meta é chegar a 240. “O sistema ainda está um pouco lento. É um processo que vai de 3 a 6 meses. O sistema não é de uma empresa de Campo Grande. É a Dataprev de Brasília”, explica.

A redução nas filas e espera foi um objetivo já alcançado. “Eu não acho justo o trabalhador tenha que acordar 2 horas da manhã para ficar na fila”, disse Cícero.

O próprio trabalhador pode contribuir de casa para ser atendido rapidamente. Antes de solicitar o seguro, os atendentes da Funtrab e da Funsat buscam no sistema alguma vaga de emprego que se enquadre no perfil profissional do interessado. Para isso, é necessário fazer o cadastro no sistema de emprego, processo que demora, em média, 15 minutos.

Por meio do site da fundação o trabalhador pode preencher os dados antes de ir ao local e economizar tempo.

Comodidade - Conforme apurado pelo Campo Grande News, o serviço de busca de vaga, não é feito na SRTE durante a solicitação do seguro desemprego. Muitas vezes, os trabalhadores preferem enfrentar filas no local por causa da facilidade em receber o dinheiro ao invés de procurar uma vaga no mercado de trabalho.

Práticos - Os postos de atendimento que concentram diversos serviços, localizados em frente a alguns terminais de ônibus da Capital, devem retomar o cadastro para seguro desemprego em breve, de acordo com o diretor da Funtrab.

“Meta é fazer uma reformulação para melhorar a capacidade de atendimento. Melhorar a estrutura de informática e colocar mais atendentes. Os práticos já começaram a reestruturação. É de 2 a 3 meses para que eles fiquem prontos”, diz Cícero.

Documentação - Veja a lista dos documentos necessários para solicitar o seguro. Para agendar atendimento na Funtrab basta ligar no 0800 647 0013.

Documentos necessários para cadastro do seguro desemprego.doc

Nos siga no Google Notícias