ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Empresa de MS envolvida em fraude na venda de carvão

Redação | 13/06/2010 09:35

O Ibama no Paraná desvendou na semana passada um esquema fraudulento de venda de carvão envolvendo sete empresas do Estado e uma de Mato Grosso do Sul. De acordo com o que o órgão divulgou, a fraude permitiu a regularização de madeira desmatada ilegalmente de uma área de pelo menos 50 hectares de florestas

De acordo com o Ibama, foram comercializadas ilegalmente, 948 toneladas de carvão. O cálculo é de que o esquema tenha rendido às empresas cerca de R$ 596 mil.

O nome das empresas envolvidas não foi divulgado porque elas ainda não foram notificadas pelo Ibama. Elas foram multadas em R$ 2,1 milhões e poderão responder a crime de estelionato, com pena de 1 a 3 anos de reclusão, e por prestar falsa informação ao sistema de controle de órgãos florestais, com detenção de 1 a 3 anos.

O chefe-substituto da divisão de fiscalização do Ibama do Paraná, Michel Kawashita, as empresas paranaenses simulavam a venda de carvão para a empresa de Mato Grosso do Sul.

Na transação, emitiam pela internet o DOF (documento de origem florestal) com dados adulterados. Com esse documento, uma carvoaria em Coronel Sapucaia, na região Sul do Estado, na fronteira com o Paraguai conseguia esquentar a madeira retirada ilegalmente das florestas. O produto era revendido para diversas empresas, entre elas, siderúrgicas de Minas Gerais.

A fraude - O esquema foi descoberto pelo cruzamento dos dados DOF com o Infoseg (Rede Nacional de Informações) da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que contém, entre outras informações, o registro de placas de veículos de transportadoras.

Dessa forma, foi possível descobrir que os fraudadores não estavam usando transportadoras e sim esquentando o documento com placas de motos e carros de passeio, que não poderiam transportar o volume de carvão descrito.

(Com informações da Folha de S.Paulo)

Nos siga no Google Notícias