ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Empresário preso é tido como mais poderoso de Dourados

Redação | 07/07/2009 08:43

O empresário Sizuo Uemura preso esta manhã pela Polícia Federal é tido como o homem mais rico e poderoso de Dourados.

Ele chegou à cidade há quatro décadas começou a trabalhar como verdureiro, depois instalou uma mercearia e hoje detém monopólio dos serviços funerários, tem concessionárias de veículos e vários imóveis, dentre eles o prédio onde funciona o Hospital da Mulher.

Uemura também tem forte influência política e foi um dos financiadores da campanha do atual prefeito, Ari Artuzi e indicou vários dos secretários da Prefeitura. Também era apoiador de Laerte Tetila (PT), na administração passada.

Dois irmãos do empresários foram mortos na década de 70, um deles assassinado em Dourados e outro no Paraguai. Eles tinham envolvimento com narcotráfico. As circunstâncias em que ambos morreram geram suspeitas e, inclusive, boatos de que o empresário estaria envolvido.

"Ele é intocável", diz uma fonte, que prefere não se identificar. Uemura e a esposa, Helena, estão presos na delegacia da Polícia Federal de Dourados. Eles fazem parte de um grupo de 42 pessoas que tiveram prisão decretada após dois anos de investigações, em que a PF constatou a formação de uma organização criminosa.

Também foram presos o presidente da Câmara de Vereadores de Dourados, Sidlei Alves (DEM) e o vice-prefeito, Carlinhos Cantor (PR). Outros vereadores, servidores e profissionais liberais estão na relação de envolvidos.

A organização tinha vantagens com a Prefeitura explorando serviços públicos sem processo licitatório, segundo as investigações da PF. Para isso, funcionários públicos eram corrompidos.

A organização criminosa tem ramificações em Campo Grande, Ponta Porã, Naviraí e nas cidades paranaenses de Guaíra e Umuarama. Foram dois anos de investigação da PF. Trinta e seis mandados de prisão já foram cumpridos nesta terça-feira.

Nos siga no Google Notícias