ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Empresas de dekasseguis participam de mostra no Bon Odori

Edmir Conceição* | 19/08/2011 14:14

Dez mil pessoas são esperadas durante os três dias da maior festa japonesa em Mato Grosso do Sul, Bon Odori, promovida pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (AECNB) de Campo Grande, que inicia nesta sexta-feira, 19, a partir das 19 horas, e segue até o dia 21 de agosto.

Em sua 27ª edição, a festa terá danças tradicionais japonesas, culinária oriental e, pelo terceiro ano, a Mostra de Negócios Nikkei Dekassegui, realizada pelo Sebrae, que reúne, este ano, quinze empresas expositoras de produtos e serviços. A mostra tem o objetivo de divulgar as empresas criadas por dekasseguis, estimulando o empreendedorismo e a abertura de mercado para os negócios desta comunidade no Estado.

Desde 2004, o Sebrae-MS, através do Projeto Nikkei Dekassegui Empreendedor realiza ações que visam apoiar o empreendedorismo dos brasileiros que retornam do Japão. Por meio de atividades conjuntas com associações nikkeis são oferecidas palestras, cursos, treinamentos, consultorias, com vistas a diminuir os riscos dos negócios montados por dekasseguis e seus familiares.

“A cada ano aumenta a quantidade de público que prestigia o Bon Odori, que une a tradição japonesa aos costumes campo-grandenses, criando um ambiente favorável para realização de negócios, demonstração de produtos e serviços”, avalia a gestora do projeto do Sebrae, Lígia Oizumi.

"Bon" ou “O-bon” é abreviatura de urabon, que em sânscrito ullambana é o nome da cerimônia budista com origem na China, em memória aos ancestrais durante o verão (entre julho e agosto). No folclore popular, essa cerimônia ocorre com danças, reunindo homens e mulheres que dão boas vindas às almas dos falecidos. O festival ocorre sempre depois do pôr do sol, pois os espíritos, segundo os japoneses, só saem durante a noite. No Japão, as pessoas levam lanternas acesas para saudar os mortos, lembrando a sabedoria que deixaram.

É como o Dia de Finados, porém as músicas tradicionais e o clima são de gratidão e alegria. Muitas famílias se encontram nesta festa. Em Campo Grande a tradição se instalou a partir de 1983, quando o então presidente Armando Tibana realizou um Bon Odori para comemorar a inauguração do ginásio poliesportivo da AECNB, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, entre a Calógeras e 14 de Julho. Atualmente o festival faz parte do calendário oficial do município de Campo Grande.

Este ano a AECNB ampliou o espaço destinado à praça de alimentação, garantindo maior comodidade aos visitantes. Para incentivar o empreendedorismo, durante a festa a AECNB em parceria com o Sebrae, realiza sorteio de prêmios para empresas.

(*) Com informações do Sebrae

Nos siga no Google Notícias