ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Encontro do movimento Mães da Fronteira com o ministro da Justiça será em agosto

Mariana Lopes | 24/05/2013 15:12
Pais de Brano e Loenardo lideram o movimento Mãe de Fronteira (Foto: João Garrigó)
Pais de Brano e Loenardo lideram o movimento Mãe de Fronteira (Foto: João Garrigó)

Um ano depois do assassinato de Breno Luigi Silvestrini de Araújo e Leonardo Batista Fernandes, os pais dos universitários vão se reunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e deputados federais. O encontro com o movimento Mães da Fronteira, intermediado pelo deputado federal Fábio Trad (PMDB), vai ser realizado no dia 29 de agosto, em Brasília.

O Mães da Fronteira foi criado pelos pais de Breno e Leonardo, a partir de um manifesto solicitando mudanças nas relações com os países circunvizinhos e a criação de ações ostensivas com o objetivo de impedir a saída de veículos roubados do país.

Os jovens foram mortos por bandidos que roubaram o carro no qual eles estavam para trocar na Bolívia por 3 quilos de cocaína.

“Creio ser importante para o ministro e os parlamentares conhecerem casos como os que deram origem à criação do grupo Mães da Fronteira. Para o movimento também será vital estreitar laços com o ministro a fim de fazer valer seus esforços na construção de mecanismos que tornem a região fronteiriça mais segura”, afirmou o deputado sul-mato-grossense.

Em nota, o ministro José Eduardo Cardozo afirmou que está estudando a criação de um corpo permanente de polícia nas fronteiras e reconheceu que a fixação de policiais nestas áreas é uma tarefa difícil. Segundo o ministro, o custo alto e a dificuldade de moradia e de os policiais visitarem os parentes são fatores que contribuem para a rotatividade do efetivo nesses locais.

Está em discussão na Câmara dos Deputados um projeto que cria um adicional de fronteira. A mesma proposta prevê a construção de residências nesses locais. Segundo o ministro, a proposta enfrenta dificuldades porque alguns deputados querem incluir outros policiais, além dos federais, no texto.

Nos siga no Google Notícias