ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Encontro em Campo Grande discute temas ligados à adoção

Redação | 03/06/2010 13:00

Campo Grande sedia de hoje até sábado um encontro que terá representantes de todo o país para debater o tema adoção. Trata-se do Enapa (Encontro Nacional de Apoio à Adoção), que está em sua 15ª edição. O evento será aberto hoje à noite no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Segundo a organização, já estão inscritos mais de 950 participantes, entre profissionais e estudantes. Das 18 às 19 horas, haverá o credenciamento, seguido da solenidade de abertura e da primeira conferência, proferida por Sávio Renato Bittencourt Soares Silva (promotor de Justiça do RJ) sobre Direito à Convivência Familiar X Institucionalização Prolongada. As atividades da noite serão encerradas com atividades culturais e lançamento de livro do palestrante.

Amanhã, os trabalhos começam com o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, que abordará a Nova Lei da Adoção e os Cadastros Nacionais de Adoção e de Crianças em regime de acolhimento institucional e familiar.

A ex-secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib, também será palestrante, com o tema O Poder Público e a Rede de Atendimento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.

O tema "O Papel dos Grupos de Apoio à Adoção e sua Relação com o Poder Judiciário" será abordado pela conferencista Maria Bárbara Toledo, advogada e presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção). Para falar sobre Pedagogia da Adoção: Criando e Educando Filhos Adotivos o conferencista Luiz Schettini (psicólogo no PE).

Os trabalhos de amanhã serão finalizados com a palestra de Suzana Sofia Moeller Schettini (psicóloga e diretora do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção no Recife) que falará sobre A Escola para um Novo Conceito de Família. Haverá também lançamento de livros sobre temas de Adoção.

No domingo, está prevista a mesa redonda Caldeirão de Polêmicas Antes da Adoção: Problemas da institucionalização e da preparação para a adoção, mediada pela juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande.

A seguir, virá a conferencista Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi (psicanalista), com o tema Devolução de Crianças, os debates e mais um depoimento de família por adoção. Por fim, o Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) e coordenador da Infância e Juventude de MS, mediará a mesa Caldeirão de Polêmicas: Problemas e Entraves na Adoção.

Ao término do evento, será realizada a eleição para a sede da próxima edição do encontro. A realização do Enapa é responsabilidade da Associação Brasileira dos Magistrados Brasileiros da Infância (Abraminj), do Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), de Coxim, Grupo de Estudo e Apoio à Adoção Vida (GEEA-VIDA), de Campo Grande, com apoio do Tribunal de Justiça de MS e do Projeto Padrinho.

Nos siga no Google Notícias