ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Enersul anuncia aumento de potência em subestações na Capital e interior

Edmir Conceição | 01/10/2011 10:01

Em Nova Andradina, potência passa de 25 para 55 MVA. Em Dourados a subestação Maxwell passa de 50 para 66,5 MVA e na Miguel Couto, em Campo Grande, o aumento de potência disponível é de 35%.

Aumento de potência nas subestações prevê crescimento da demanda nos próximos 20 anos.
Aumento de potência nas subestações prevê crescimento da demanda nos próximos 20 anos.

A rede de energia em Mato Grosso do Sul está com a potência sendo aumentada, em algumas cidades em até 60% da capacidade atual, antevendo futuras demandas em razão dos investimentos que devem ocorrer no processo de expansão industrial. De acordo com a Energul, “o reforço vem pelo planejamento energético para potencializar, com antecedência, o serviço de distribuição de energia em regiões com expectativas de crescimento do setor produtivo e aumento populacional”.

De acordo com a concessionária de energia no Estado, “a robustez no sistema de distribuição de energia vai ser tamanha que, da noite para o dia por exemplo, a cidade de Corumbá, hoje a terceira maior de Mato Grosso do Sul, poderá crescer até 62,5% que vai continuar tendo a mesma qualidade no fornecimento de energia elétrica. É como se nenhum aparelho fosse ligado e provocado uma mínima sobrecarga”.

Essa margem de disponibilidade de energia, segundo a empresa, “vem graças a um programa de aumento de potência das subestações que envolve desde a aquisição de transformadores e outros equipamentos responsáveis pelo recebimento e transformação da energia que chega das usinas para ser distribuída aos clientes tanto nas áreas urbanas bem como nas rurais”.

A Enersul diz que o programa está levando esses investimentos, que ultrapassam a casa de R$ 20 milhões, a diversas regiões onde, em algumas, o aumento da capacidade do sistema de distribuição é ainda mais surpreendente.

É o caso de Nova Andradina. Lá será instalado um novo transformador aumentando a potência instalada de 25 para 55 MVA. Em Dourados a subestação Maxwell passa de 50 para 66,5 MVA e na Miguel Couto, em Campo Grande, o aumento de potência disponível é de 35%.

Ao anunciar a conclusão dessas obras para no máximo 90 dias, o diretor operacional Edmir José Bosso destacou que, além de potência os investimentos, vão dar mais versatilidade para as manutenções preventivas e consequentemente, um fornecimento cada vez mais contínuo: “nas redes já que estão sendo instalados nas redes um número ainda maior de religadores telecomandados. São equipamentos que permitem, quando necessárias, manobras entre os pontos de suprimento a partir do Centro de Operação em Campo Grande com intervalos de tempo muito pequenos ou até imperceptíveis pelo cliente. Esse nível de agilidade é resultado da alta tecnologia que a Enersul aplica ao sistema elétrico”.

Mais conforto - As obras para aumentar a potência instalada nas subestações começaram há quatro meses e são realizadas sem necessidade de desligamento. Tudo é feito com utilização de subestações móveis e com serviços em linha viva, ou seja com a subestação energizada para manter a continuidade do fornecimento de energia e preservar o conforto do cliente.

Nos siga no Google Notícias