ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Enersul divulga campanha sobre segurança em energia

Redação | 05/11/2008 18:03

Ao longo desta semana, a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), em parceria com 31 concessionárias de energia de todo o país, está realizando a III Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica. O objetivo é divulgar conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica.

De acordo com estatísticas da associação, por ano o Brasil registra 329 mortes causadas por acidentes com choque elétricos. Em Mato Grosso do Sul, a Enersul usou da criatividade para conscientizar o usuário a obedecer as normas de segurança, utilizando a linguagem do teatro para atingir as comunidades da zona rural. A peça apresenta um cenário que inclui um típico ambiente rural, com curral e plantação de lavoura, de forma a despertar o interesse e facilitar o entendimento dos usuários.

Trinta e uma empresas divulgarão a campanha nas contas de luz; através de eventos de lançamento, blitze educativas em ônibus e shoppings, palestras em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios de TV e distribuídas cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.

Os quatro temas selecionados são: instalação de antena de TV, pipa, construção civil e furto de energia. A expectativa é atingir cerca de 170 milhões de habitantes em todo o país. Outro objetivo da campanha é mostrar que, através de cuidados simples, tomados no dia-a-dia, é possível evitar acidentes. A repetição, todos os anos, desse tipo de campanha, em conjunto com ações permanentes das empresas, devem contribuir para uma consciência coletiva de prevenção de riscos e conseqüente redução o número de acidentes.

Ao longo dos anos, as distribuidoras de energia vêm estendendo suas redes elétricas para as periferias e áreas rurais mais distantes, incorporando contingentes populacionais com baixo nível de informação e conscientização sobre os cuidados necessários para uma convivência segura com as redes elétricas.

Em 1966, apenas 40% da população brasileira era atendida pelas redes das concessionárias (6 milhões de consumidores). Atualmente, em todo o país são 2,5 milhões de quilômetros de rede de distribuição, para atender 187 milhões de habitantes em 62 milhões de domicílios, uma cobertura de 98,7%.

As distribuidoras, isoladamente, sempre atuaram no sentido de orientar seus consumidores sobre os riscos e perigos da energia elétrica e de como evitá-los. A partir de1990, para melhor avaliar essa atuação, a Abradee e a Fundação Coge iniciaram a implementação de uma coleta sistemática de dados de acidentes da população com a rede elétrica das concessionárias.

Em 2006, a Abradee e suas associadas promoveram a primeira campanha nacional para prevenção de acidentes com a rede elétrica e desde então vêm repetindo esta mobilização. Os resultados são positivos: a população vem reconhecendo o esforço das concessionárias, tanto que as pesquisas de satisfação do cliente feitas anualmente pelo Instituto Vox Populi, em todo o país, mostram uma sustentada e significativa melhoria da satisfação dos consumidores com as orientações sobre os riscos e perigos da energia elétrica, prestados pelas concessionárias.

Nos siga no Google Notícias